10 curiosidades sobre a bebida para contar durante o cafezinho - hubdocafe.com.br
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
10 curiosidades sobre a bebida para contar durante o cafezinho

10 curiosidades sobre a bebida para contar durante o cafezinho

A bebida é a preferida entre os brasileiros e a segunda mais consumida. Existem histórias que valem a pena conhecer e compartilhar

2 minutos de leitura

O café é a bebida preferida entre os brasileiros e a segunda mais consumida (após a água), segundo uma pesquisa, coordenada pela Embrapa Café e promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em parceria com o Consórcio Pesquisa Café. Isso muita gente já sabe e ouviu diversas vezes.

Por isso, selecionamos 10 curiosidades sobre o café que vale a pena conhecer e compartilhar com os amigos para animar os momentos de intervalo ou de descontração entre uma xícara e outra. Quem sabe até para estimular uma brincadeira de “Você sabia?”.

1ª) A origem da palavra café produz algumas divergências. Alguns historiadores acreditam que tenha surgido de “Kaffa”, suposto local de origem da planta, outros sustentam que o termo provém da palavra árabe “qahwa”, que significa vinho. 

2ª) Atualmente, é o segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.

3ª) O café, que possui o nome científico Coffea Arabica, foi descoberta por volta de 525 no interior da Etiópia. A primeira referência sobre seu uso comestível foi em 575 nos manuscritos do Iêmen que falam acerca da lenda de Kaldi, onde um pastor notara que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta. 

4ª) Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por vezes macerada, ou misturada em banha para refeição. O suco também era fermentado para ser transformado em bebida alcoólica.

5ª) O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divórcio caso os maridos não provessem a casa com uma cota específica do produto.

6ª) No início, o tradicional café com leite e pão com manteiga era uma refeição exclusiva de pessoas com alto poder aquisitivo, já que o preço do trigo e da manteiga não era acessível para as pessoas de baixa renda.

7ª) O café que chegou ao Brasil no século XVIII, proveniente da ilha Martinica que pertenciam à França. Segundo relatos da época, o produto foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta que teria seduzido a esposa do governador da ilha com o objetivo de receber o produto.

8ª) O termo “café-com-leite”, popularmente aplicado para algo ou alguém que não influencia em nada, é bastante antigo e teria surgido ainda no Brasil colônia para definir os mulatos, “meio negros” e “meio brancos”.

9ª) Na história política do Brasil, o termo “Café-com-leite” foi utilizado para definir um acordo político secreto em vigor durante o período do Brasil Oligárquico (entre 1894 e 1930), quando as elites produtoras de café paulista e leite mineiro controlavam as eleições dos presidentes civis.

10ª) Existem muitas formas de preparar o café. No Japão, ele é servido gelado. Na França é misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly. Na Suíça é batizado com Kirsch, um tipo de licor.