11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira ocorre em 24 de maio
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira discute manejo mecanizado e cafeicultura de precisão

11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira discute manejo mecanizado e cafeicultura de precisão

Evento presencial acontece dia 24 de maio, no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas

2 minutos de leitura

A programação do 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira já está definida. O evento, presencial, que vai discutir “Manejo Mecanizado e Cafeicultura de Precisão” acontecerá no dia 24 de maio, de 8h às 18h, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas.

Realizado na véspera da abertura da Expocafé ao público, o Simpósio retorna à programação após dois anos de atividades virtuais devido à pandemia. O evento destina-se a um público restrito. Assim, as inscrições poderão ser efetuadas no local, no dia do evento.

Programação

Entre os palestrantes estão pesquisadores, professores universitários e consultores que vão abordar assuntos como gestão, manejo da lavoura, bem como aplicação de novas tecnologias.

Na parte da manhã, a programação volta-se para a tecnologia de aplicação. Na qual os palestrantes vão apresentar experiências práticas, inovações e relatos dos resultados em campo. Além disso, terá palestra sobre a fertilização dos cafeeiros. O professor da Esalq/ USP, José Laércio Favarin, vai destacar tecnologias alternativas, poupadoras de adubação para auxiliar o produtor nesse momento de crise de insumos.

Cafeicultura de precisão

Entretanto, dedica-se a segunda parte do evento ao tema cafeicultura de precisão. Que contará com as participações dos professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Fábio Moreira e Rafael Faria que vão abordar, respectivamente, os temas ‘Introdução à Cafeicultura de Precisão’ e ‘Manejo da lavoura’ com tecnologias voltadas para manejo e colheita, estudos de caso, bem como resultados práticos.

Além disso, terá palestra de Gladyston Carvalho, da EPAMIG. Ele abordará ‘Avanços tecnológicos na mecanização da Lavoura Cafeeira’, do ponto de vista da pesquisa e dos resultados acompanhados no campo em termos de mecanização e tecnificação da lavoura. Ademais, outro destaque é a participação do chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Café, Omar Cruz Rocha. 

A abertura da programação na parte da tarde será feita pela equipe da Embrapa Café e do Consórcio de Pesquisa Café. Que destacará as inovações, tecnologias desenvolvidas e resultados de pesquisas alcançados nesses 25 anos do Consórcio. Assim, após as explanações haverá espaço para debates e interações entre público e palestrantes.

Por fim, mais informações sobre o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira podem ser obtidas pelo telefone (35) 3822-6244 ou pelo site

SERVIÇO

11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

Data: 24 de maio de 2022

Horário: a partir de 8h

Local: Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas (MG) – Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem, Km 06 – Zona Rural

Inscrições: R$ 120 (público em geral) e R$ 60 (estudantes), a serem feitas no local, no dia do evento.