Saiba mais sobre as abelhas alojadas nas plantações de café colombianas
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Abelhas alojadas nas plantações de café colombianas

Abelhas alojadas nas plantações de café colombianas

Investigação do Cenicafé mostra que pelo menos 88 espécies de abelhas nativas estão presentes nas lavouras da Colômbia

< 1 minuto de leitura

Pelo menos 88 espécies de abelhas nativas estão alojadas nas plantações de café colombianas, de acordo com uma investigação do Centro Nacional de Pesquisas do Café (Cenicafé).

O estudo realizado pelo Cenicafé, braço científico da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), em colaboração com a alemã Bayer AG (DE: BAYGN), identificou mais de 250 espécies de insetos que visitam as flores do café, entre besouros, moscas, canteiro insetos, borboletas, mariposas, formigas, vespas e abelhas.

Segundo notícia divulgada, o grupo de abelhas foi o mais abundante e diverso, com registro de 88 espécies nativas, habitantes naturais dos ecossistemas cafeeiros colombianos e distribuídas de norte a sul do país.

Segundo o estudo, esse número representa 16% das espécies de abelhas descritas para a Colômbia, cerca de 550, a maioria nativas.

Pesquisadores do estudo também quantificaram a contribuição de todos esses insetos para a produção de cereja de café. As abelhas e outros insetos que visitam as flores participam com 16% do conjunto total de frutos do café, valor superior a até 10% do que se acreditava, o que contribui para a produção de cerejas que deram origem ao café colombiano o melhor do mundo.