Agronegócio gerou 150 mil novos empregos no Brasil em 2021
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Agronegócio gerou 150 mil novos empregos no Brasil em 2021

Agronegócio gerou 150 mil novos empregos no Brasil em 2021

Dados do Caged apontam que são cerca de 9 milhões de pessoas trabalhando em atividades ligadas ao agro

< 1 minuto de leitura

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou dados que indicam que o agronegócio abriu 150 mil novos empregos em 2021.

Dessa forma, o setor é um dos que mais crescem no Brasil. Possui quase 30% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Agro x empregos

No total, são cerca de 9 milhões de pessoas empregadas em atividades ligadas ao agronegócio. Isto de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 574 mil empregados a mais que o registrado em 2019, no último levantamento pré-pandêmico.

O jornal Correio Braziliense destacou que à medida que o setor cresce, entretanto, os produtores passam a buscar mão de obra cada vez mais qualificada.

Assim, a tecnologia, responsável por grande parte do bom desempenho brasileiro na agropecuária, fica mais expressiva no campo a cada ano. Realidade que os trabalhadores precisam acompanhar.

“O desempenho do agronegócio brasileiro se deve ao avanço da tecnologia. Sabemos que hoje quando estamos comendo um produto, muitas vezes tem mais tecnologia embarcada nesse produto do que em um equipamento eletrônico, porque é um conjunto de tecnologias que vai desde a biologia do solo até a questão do clima”, explica Argileu Martins, ex-secretário de Agricultura do DF, citado pelo Correio Braziliense.  

“O mercado de trabalho está relacionado à atividade econômica. O que gera emprego é atividade econômica. Em 2021, a atividade econômica de forma geral foi melhor para todos os setores da economia, inclusive para o agro”, declarou, por fim, ao jornal, Isabel Mendes, assessora da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).