Alta no preço do café é registrada há 11 meses consecutivos
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Alta no preço do café é registrada há 11 meses consecutivos

Alta no preço do café é registrada há 11 meses consecutivos

Dados do IBGE apontam que aumento ficou próximo de 57% no ano

< 1 minuto de leitura

A alta no preço do café moído (4,75%) ocorre há 11 meses consecutivos. Além disso, o preço do café chegou a acumular 56,87% de aumento nos últimos 12 meses. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números no início de fevereiro. 

Ainda mais que as questões climáticas, com falta de chuvas, geadas e, em algumas regiões do País, as chuvas de granizo prejudicaram a safra. Com isso, houve o maior aumento no preço da saca de 60 quilos dos últimos 25 anos. O site da CNN Brasil trouxe essas informações.  

Em entrevista a CNN, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Celírio Inácio explicou os motivos da alta. “O preço da saca de 60 quilos ultrapassou os R$ 1,5 mil devido ao aumento do dólar e do preço dos insumos, dificuldades de embarque para a exportação, a pandemia e a inflação mundial”, disse. 

De acordo com dados do primeiro boletim da safra de café deste ano, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa da produção é de 55.743,1 mil sacas de café beneficiado – pronto para comercialização. Isso representa 16,8% a mais em comparação ao ano passado.

Por exemplo, somente no estado de Minas Gerais, a perspectiva é que a produção seja de 26.997 mil sacas, sendo a maioria do tipo arábica. Com a estimativa, ocorre um aumento de 21,9% em comparação ao total colhido no mesmo período do ano passado.