Aprenda a fazer bolo de café sem glúten
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Aprenda a fazer bolo de café sem glúten

Aprenda a fazer bolo de café sem glúten

Receita agrada quem segue dieta restritiva, mas também é uma ótima opção para o lanche ou café da manhã

2 minutos de leitura

As dietas que restringem o glúten na alimentação ganharam espaço nos últimos anos. Seja, pois, por questões de saúde ou pelo foco na perda de peso. Conforme indicam alguns profissionais da área.

O glúten é uma proteína que está presente em muitos cereais, como a cevada, o trigo e o centeio. Dessa forma, está no pão, no bolo, no macarrão, na pizza. Sua função é auxiliar no crescimento do alimento e dar uma textura mais macia e fácil de mastigar. No entanto, quem segue este tipo de alimentação, apesar de restritiva, não precisa mais se privar destas opções. Assim, são várias as alternativas para se elaborar receitas deliciosas, como o bolo de café sem glúten.

Mas por que algumas pessoas não podem ingerir esta proteína?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pouco mais de 1% da população mundial tem a doença celíaca, que é uma doença autoimune na qual a proteína causa alterações e até uma inflamação no revestimento do intestino delgado, causando a diminuição da absorção dos alimentos.

Dessa forma, os principais sintomas da pessoa celíaca são, diminuição de absorção de nutrientes, diarreia crônica, prisão de ventre, desconforto abdominal, anemia e sensação de barriga inchada. Para diagnosticar a doença, é necessário  procurar um profissional, realizar exame de sangue para poder analisar a presença de anticorpos específicos do problema e biópsia do intestino delgado.

Mas não se preocupe, existem muitas receitas deliciosas e opções de alimentos para quem é diagnosticado como celíaco ou para aqueles que optam pela dieta sem glúten como estilo de vida. Veja abaixo, a receita de bolo de café sem glúten do Portal Receiteria:

Ingredientes

2 ovos

1 xícara de farelo de aveia

1 colher de sopa de farinha de amêndoas ou amendoim

4 colher de sopa de açúcar de coco ou mascavo

3 colheres de sopa de óleo de coco ou girassol

1 colher de sopa de café solúvel

1/2 xícara de água

1 colher de sobremesa de canela em pó

1 colher sopa de fermento em pó

Modo de preparo

– Em um recipiente, adicione todos os ingredientes.

– Com o auxílio de uma espátula ou um fuê, misture bem até obter uma massa lisa e homogênea.

– Transfira para uma forma pequena e untada.

– Asse em forno preaquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos.

Se quiser, sirva com doce de leite ou uma bola de sorvete e aproveite.