Bacias de contenção são importantes para conter erosão nos cafezais
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Bacias de contenção são importantes para conter erosão nas lavouras cafeeiras

Bacias de contenção são importantes para conter erosão nas lavouras cafeeiras

Objetivo desta prática é evitar o escorrimento de água e favorecer a infiltração no solo

2 minutos de leitura

As bacias de contenção são medidas importantes para conter a erosão nas lavouras cafeeiras e estradas.

O vídeo “Bacias de Contenção”, do quadro Cooxupé em Foco, explica que seu objetivo é evitar o escorrimento de água. E, assim, favorecer a infiltração no solo. Pois, diminui a velocidade do escoamento das águas da chuva, trazendo benefícios às nascentes das propriedades e ao aumento do recurso hídrico subterrâneo.

Isto porque, a erosão leva para os cursos de água a melhor camada de solo. Podendo conter fertilizantes e defensivos que, além de causar um impacto nos cursos de água, como o assoreamento, ainda pode prejudicar nascentes e corpos hídricos.

Assim, com as bacias ou caixas, a água fica na propriedade e abastece o lençol freático, auxiliando no aumento de água subterrânea. Quanto mais conseguir fazer a água infiltrar no solo, mais estáveis serão as nascentes da propriedade.

“Essa operação é feita para evitar a erosão, principalmente em terrenos mais acidentados. Onde há um maior fluxo de água, que vai gerar essa erosão”, afirma Gabriel Zimmermann, engenheiro agrônomo da Cooxupé.

Além disso, para evitar o escoamento indevido da água, ele recomenda realizar o plantio do cafezal em nível. “Indicamos o plantio em nível para já fazer esse manejo de contenção do volume de chuva. Pois já vai conseguir evitar um volume maior de água escorrendo no solo”, explica.

Zimmermann, porém, não indica o plantio morro abaixo porque vai favorecer esse descolamento de água e esse carreamento de nutrientes e partes do solo.

Manejo correto do mato

Outra medida importante para evitar a erosão é fazer o manejo correto do mato. Além disso, realizar o plantio de plantas de cobertura nas entrelinhas do café. O que favorece a descompactação do solo e evita o uso excessivo de herbicidas.

“A braquiária é uma opção que facilita esse manejo, tendo um sistema radicular profundo. Favorece uma melhor infiltração de água no solo”, conclui o engenheiro agrônomo.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo: