Big bag oferece segurança no transporte e manuseio de fertilizantes
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Big bag oferece segurança no transporte e manuseio de fertilizantes

Big bag oferece segurança no transporte e manuseio de fertilizantes

A prática pode reduzir custo e evitar acidentes por meio da implantação de estruturas com valores acessíveis

< 1 minuto de leitura

O uso de big bag oferece maior segurança para os trabalhadores envolvidos no transporte e manuseio de fertilizantes nas propriedades rurais, além de disponibilizar mais facilidade e economia. Isto porque a comercialização deste produto em big bag apresenta preços mais competitivos e atrativos para o produtor.

A prática vem sendo adotada, inclusive, como estratégia para prevenir a ocorrência de acidentes e, até mesmo, lesões na coluna dos trabalhadores ou do próprio produtor diante de um manuseio inadequado. Situações deste tipo podem responsabilizar o produtor, gerando passivos trabalhistas.

De acordo com publicação na Folha Rural, o uso de big bag, principalmente, para o manuseio de fertilizantes beneficia o produtor com maior economia em mão de obra no processo de descarregamento e manipulação do produto, além de contribuir com o meio ambiente em relação ao descarte incorreto de embalagens plásticas.

A estrutura para o transporte e manuseio do big bag na propriedade rural pode ser realizada com equipamentos de baixo custo, sendo acessível também aos pequenos produtores. O processo de adaptação pode ser feito, por exemplo, com a implantação de um guincho traseiro ou uma concha dianteira com kit para big bag no trator.

Para quem não possui trator e realiza a condução manual, uma adequação simples e de baixo custo é a utilização de talha acoplada em trilho de ferro sobre postes de madeira, que permite descarregar o caminhão na propriedade e movimentar o big bag usando uma paleteira ou triciclo.