Brasil e Colômbia firmam acordo para cooperação técnica no agro
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Brasil e Colômbia firmam acordo para melhorar cooperação técnica no agro

Brasil e Colômbia firmam acordo para melhorar cooperação técnica no agro

Com a iniciativa, o Brasil poderá conhecer melhor a experiência da Colômbia no fortalecimento da cadeia de valor de setores importantes

< 1 minuto de leitura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia assinaram um Memorando de Entendimento. Assim, Brasil e Colômbia vão fortalecer a cooperação técnica em diversas áreas do agro.

Nesse sentido, o memorando prevê o intercâmbio de informações técnicas e estatísticas, além da criação de vínculos entre as duas administrações públicas.

Além disso, estão previstas a realização de visitas técnicas e workshops, de programas de capacitação e publicação conjunta de materiais técnicos informativos. 

Brasil e Colômbia

Portanto, o Memorando vai propiciar que o Brasil conheça melhor a experiência colombiana. Isso vai fortalecer a cadeia de valor de setores importantes como o do cacau e o do café.

Por outro lado, a Colômbia se beneficiará da experiência brasileira em políticas e instrumentos de apoio à agricultura familiar, assistência técnica e regularização fundiária, entre outros temas importantes para seu desenvolvimento rural.

Carta de intenção

Os dois países também assinaram uma “carta de intenção”. Isso para que as autoridades sanitárias do Brasil e da Colômbia possam trabalhar conjuntamente na adoção da certificação sanitária eletrônica para produtos agropecuários.

A ministra Tereza Cristina lembrou que os países já têm uma boa relação no setor do agro. Porém, que o comércio agrícola bilateral ainda é pouco expressivo.

“Hoje, estamos dando importantes passos no sentido de ampliar as possibilidades de comércio e cooperação. Estou certa de que essas iniciativas vão gerar resultados positivos, incluindo o aumento da corrente de comércio entre nossos países”, disse.

Exportações

Em 2020, as exportações de produtos agropecuários do Brasil para a Colômbia foram de cerca de US$ 400 milhões e o Brasil importou da Colômbia menos de US$ 100 milhões. Também há concentração de produtos no comércio entre os dois países.