Café com limão, o que resulta a mistura destes dois queridinhos?
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Café com limão, o que resulta essa mistura?

Café com limão, o que resulta essa mistura?

Estudos científicos já mostraram diversos benefícios que o consumo do café traz à saúde. A bebida é apreciada pelo mundo todo. E misturada com limão?

2 minutos de leitura

O portal de notícias Alimente + trouxe uma reportagem bem interessante e curiosa. O resultado de misturar duas coisas boas, como café (uma das bebidas mais populares do mundo) e limão.

A reportagem (acesse aqui) afirma que os benefícios do consumo de café foram demonstrados em diversos estudos científicos e que o limão também está associado a inúmeros efeitos na saúde. 

Trata-se de uma importante fonte de vitamina C e minerais, junto com muitos outros compostos vegetais benéficos. Ainda segundo a notícia, um estudo da Universidade da Tunísia analisou as propriedades antibacterianas e antifúngicas dos extratos de limão (obtidos da casca e da polpa).

A pesquisa constatou que, de fato, os componentes da fruta protegem contra infecções, mas, além disso, são poderosos antioxidantes, o que torna eles potenciais protetores contra o câncer. Além disso, esse alto teor de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Café com limão

E o café misturado com limão, o que resulta? Confira abaixo os pontos abordados pela reportagem:

– Alívio de dor de cabeça: há argumentos que o efeito vasoconstritor da cafeína reduz o fluxo sanguíneo para a cabeça e alivia a dor. Mas o consumo excessivo pode levar a uma situação semelhante à desencadeada pela ingestão de muitos analgésicos, de modo que, em vez de melhorar, a dor de cabeça piora. Assim, tomar café com limão não é uma opção para aliviar dores de cabeça. Em todo caso, se houve algum benefício, poderia ser graças ao efeito do café.

– Controle da diarreia: o café da manhã exerce efeito laxante para muitos. Porém, além disso, a cafeína afeta a contração anal e favorece a vontade de defecar. Já para controle da diarreia, a água com limão é uma opção. Mas, não há evidências científicas para apoiá-la. Portanto, o café com limão não é uma boa ideia para mitigar a diarreia.

– Ajuda a dissolver a gordura corporal: A cafeína pode ser eficaz na perda de peso. Especificamente estimula a gordura marrom (metabolicamente ativa) e acelera o metabolismo de carboidratos e gorduras, o que promove a perda de peso. Nenhuma relação foi encontrada entre o efeito do limão e a perda de peso. Portanto, o café com limão não é um ‘dissolvente de gordura’. É necessário aumentar o gasto de energia e queimar mais calorias do que são ingeridas para perder peso.

A reportagem encerra com uma interessante pergunta: “Então, de que adianta beber café com limão? Bom, só pra quem gosta do sabor, porque a ciência não sustenta que tem superpoderes”. Acesse a notícia completa aqui.