Café com limão viraliza, mas sua eficácia não tem comprovação científica
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Café com limão viraliza, mas sua eficácia não tem comprovação científica

Café com limão viraliza, mas sua eficácia não tem comprovação científica

Especialistas explicam o porquê da onda de consumir a bebida para perder peso pode trazer riscos

< 1 minuto de leitura

Muitas pessoas aderiram ao consumo de café com limão. Nas redes sociais, principalmente, a mistura faz muito sucesso. E, o que fez a bebida viralizar não foi o sabor. Mas sim a ideia de que o café com limão queima gordura e ajuda a emagrecer mais rápido.

Realmente, os dois ingredientes têm propriedades reconhecidas em estudos, mas isso individualmente.

Enquanto o café pode funcionar como um estimulante, que ajuda a acelerar o metabolismo, o limão é fonte de vitamina C e tem ação antioxidante.

Porém, especialistas ouvidos pelo portal Catraca Livre explicam que a soma dos dois não tem os benefícios comprovados cientificamente.

Café com limão

Para a nutricionista funcional Camila Arruda, a mistura é mais uma moda que se popularizou sem qualquer benefício real para quem deseja emagrecer.

“Não consigo pensar em nenhum benefício em adicionar limão ao café, muito menos com a função emagrecedora”, disse ao portal.

“Vejo aí um problema porque sinaliza que a pessoa está priorizando receitas ditas como milagrosas em vez de construir hábitos saudáveis e sustentáveis para perder peso”, completa.

Além disso, a nutricionista acredita que tendências como essas que viralizam nas redes sociais sem nenhum respaldo científico podem ainda levar a distúrbios alimentares, especialmente em adolescentes.

Ruim para o estômago

Já para a nutricionista clínica Amanda Basílio, existe ainda outro problema na mistura. Isto para quem sofre com problemas digestivos. “Vai potencializar o desconforto porque essa bebida poder se agressivo para a mucosa parede estomacal”, disse.