Café gelado: verão pode ser um bom motivo pra experimentar
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Café gelado: verão pode ser um bom motivo para experimentar

Café gelado: verão pode ser um bom motivo para experimentar

Os apreciadores mais tradicionais da bebida podem torcer o nariz. Talvez até a hora de dar o primeiro gole. Depois, o “risco” de se apaixonar é alto

2 minutos de leitura

Café gelado pode sim ser uma boa pedida. E as temperaturas mais altas do verão formam o cenário perfeito pra experimentar novas formas de consumir o amado cafezinho e, assim, também se beneficiar com as propriedades da bebida.

Café gelado

São várias as possibilidades de combinações que tornam o café gelado uma ótima opção para qualquer hora. Aliás, o brasileiro tem expandido o consumo de café ao longo do dia. De acordo com pesquisa realizada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), que ouviu 4.074 pessoas, houve aumento no consumo de café em todos os horários do dia, em um comparativo com 2019.

Assim, os períodos de maior crescente de consumo entre os entrevistados – que puderam apontar mais de um horário de consumo de café – está “durante a tarde” que passou de 61% em 2019 para 64% em 2021 e “à noite”, que foi de 36% para 38%, respectivamente. A pesquisa completa está disponível no site da ABIC.

Confira algumas receitas selecionadas pelo Hub do Café e aprecie sem moderação:

Café Gelado Simples

Essa é simples mesmo, como diz o nome. Assim, escolha um café de boa qualidade, prepare ao seu modo. Em uma xícara coloque gelo, um pouco de leite frio e o café recém-preparado. Outra opção é fazer gelo de café. Isso mesmo. É só fazer o café à sua maneira, no entanto colocar em forminhas de gelo e levar ao congelador por, pelo menos, 4 horas. Pode servir tanto com o próprio café, como no leite frio ou ainda incrementar receitas.

Café Gelado com Limão

Já essa receita alia todo o frescor do limão com o sabor marcante do café. Pode ser feito com limão siciliano ou taiti e você pode fazer rapidinho usando café preparado da forma preferida (coado, prensa ou italiano). Confira aqui!

Ice Coffee

Esse café gelado é para quem quer aproveitar a praticidade do café solúvel e ousar um pouco mais. Isto porque leva leite em pó e com uma boa apresentação em um copo alto, pode virar o centro das atenções numa mesa! Acesse a receita.

Cold Brew

Responsável por popularizar o café gelado nas cafeterias mundo afora e conquistar fãs, também é possível elaborar o cold brew em casa. Como o próprio nome diz, ele é preparado a partir de “infusão a frio”. Leva mais tempo, mas o resultado final compensa! Confira o passo a passo.

Café Gelado com Laranja

Outra mistura que dá certo é o café com laranja. As combinações podem ser várias. O Hub do Café separou essa receita que leva ainda água tônica, deixando a bebida ainda mais refrescante. Experimente!

Café ou sobremesa?

Também conhecido como café gelado vietnamita ou café bombom, essa receita de café gelado com leite condensado é para quem aprecia bebidas mais doces. Também é muito prática porque pode ser feita com café instantâneo. Confira essa versão do site Cozinha para Mortais.