Café mocha: o equilíbrio perfeito entre café e chocolate
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Café mocha: o equilíbrio perfeito entre café e chocolate

Café mocha: o equilíbrio perfeito entre café e chocolate

Barista parceiro da Cooxupé explica que a bebida é doce e para clientes que amam a mistura dos ingredientes

2 minutos de leitura

Café mocha ou mocaccino! Uma variação do cappuccino com um toque especial de chocolate. O barista parceiro da Cooxupé, Éder Ferreira Delfino, conta que o consumo da bebida é por clientes que amam uma bebida doce e também, a mistura dos ingredientes.

O que é o café mocha?

A bebida combina perfeitamente com o inverno e é feita à base de um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de calda de chocolate, tanto do amargo quanto da versão ao leite. Também pode ser chamado pelo “nome completo” mochaccino.

“A bebida é feita a base de café, leite e chocolate, mas o destaque do sabor é o chocolate. Ela combina com um salgado e pão de queijo pelo fato de já ser uma bebida doce”, conta Delfino.

Qual a origem do grão Moca?

Éder explica, ainda, a origem do café mocha (pronúncia “moca”). A bebida é homônima da cidade de Mocha, localizada no Iêmen na costa do Mar Vermelho. No século XV, a cidade portuária conquistou grande fama como exportadora de café e a especialidade do lugar eram grãos do tipo moca, conhecidos pela forte concentração de notas achocolatadas. É por este motivo que o café misturado ao chocolate foi chamado café mocha.

De acordo com o portal da Revista Cafeicultura, estes são grãos especiais que não se separam e ficam arredondados. Assim, o açúcar fica bastante concentrado. Os grãos “moca” são uma espécie de falha genética, sendo raros.  

Não confunda Mocha, Moca e Moka!

Todas estas palavras estão ligadas ao mundo do café e têm a mesma pronúncia, mas o significado de cada uma delas é diferente. Confira:  

Mocha – é a bebida à base de café produzida com café espresso, leite vaporizado, chocolate e chantilly. Também é chamada de mocaccino.

Moca – são os grãos de sabor achocolatado exportados pela cidade de Mocha.

Moka – não é nem bebida, nem grão, e sim um método de preparo. Moka é o nome dado para a cafeteira italiana, aquela que parece um jarrinho de metal e que vai direto ao fogo.

Faça o Café Mocha em casa

Como o barista já contou, a bebida é invernal, então aproveite a época e experimente um café mocha. Por fim, Éder diz que é possível fazer este delicioso café em casa. Então, vamos preparar?

Ingredientes

-Leite

– Calda de chocolate ou creme de chocolate (ganache)

– Café espresso (ou solúvel)

– Chantilly

Preparo

– Esquentar o leite, bater numa cremeira ou numa prensa Francesa, criando creme de leite;

– Colocar calda de chocolate ou ganache na xícara ou taça;

– Depois, colocar o leite cremoso sobre o chocolate;

– Em seguida, colocar café;

– Para decorar, colocar chantilly e/ou canela.