Café pode ajudar na perda de peso
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Café pode ser um bom aliado na perda de peso

Café pode ser um bom aliado na perda de peso

Mais gasto calórico e redução do apetite são alguns dos efeitos que a bebida pode ter, segundo especialista

< 1 minuto de leitura

Entre os vários benefícios comprovados, o café pode também ser usado para potencializar a perda de peso. É o que aponta a matéria especial do portal Metrópoles. Isto porque, muito disso se deve à presença da cafeína responsável pelo aumento do metabolismo.

“O café, quando consumido com moderação e sem muitos adoçantes, pode auxiliar no emagrecimento e ser benéfico para sua saúde, em geral”, salientou a nutricionista Ashley Shaw ao site Insider .

O café também contém nutrientes como niacina, potássio, magnésio e antioxidantes. Ou seja, estes podem melhorar a saúde digestiva, apoiar a função muscular e levar a uma melhor saúde do coração.

Mais gasto calórico

A cafeína ainda é uma das poucas substâncias que podem aumentar sua taxa metabólica basal (TMB). Processo no qual há queima calórica durante o descanso ou repouso.

Reduz o apetite

A cafeína também pode diminuir a sensação de fome. Assim, a especialista explica que o apetite é influenciado por uma série de fatores. Como, por exemplo, o tipo de alimento que você ingere, níveis de atividade física e hormônios.

Apesar de existirem poucos estudos que consolidem essa tese diretamente, pesquisas mostraram que ela pode reduzir os níveis de grelina. Trata-se do, o hormônio que faz você sentir fome. Assim, o que, de forma indireta, reduz a fome.

Recomendação

Por fim, para explorar os benefícios que a bebida pode proporcionar, Shaw recomenda beber até quatro xícaras de café de 230 ml por dia. Isto representa, no entanto, 400mg de cafeína.

“Assim, você se sente mais acordado e melhora o metabolismo de gordura, sem afetar o sono e a fome”, diz a expert. “Beber uma xícara a cada duas horas seria razoável para sentir os efeitos duradouros em cada intervalo”, recomenda.