Cafeicultura do Cerrado é tema de livro da Epamig
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cafeicultura do Cerrado é tema de livro da Epamig

Cafeicultura do Cerrado é tema de livro da Epamig

Lançamento do livro aconteceu durante o 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura realizado em Patrocínio (MG)

2 minutos de leitura

A Cafeicultura do Cerrado é tema de livro da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Assim, a publicação foi lançada na 6ª edição do Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro.

O evento, em parceria com a Federação dos Cafeicultores e com a Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), foi na última quinta-feira, 25.

Além disso, na ocasião, houve apresentação das atividades presenciais, bem como os resultados colheita da terceira safra do projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café, conduzido pelas instituições.

Cafeicultura do Cerrado é tema de livro

A publicação elaborada pela Epamig, em parceria com a Embrapa, aborda todos os aspectos de produção de café no bioma Cerrado. Dessa forma, destaca as tecnologias que permitiram a expansão do cultivo para essas áreas.

Atualmente, a cafeicultura da região desponta como uma das mais modernas e é exemplo de orga­nização. Assim, um modelo organizacional único, pautado no associativismo e no cooperativismo, é um dos diferenciais de sucesso.

Destaque no mercado

Em 50 anos, a cafei­cultura do Cerrado conseguiu destaque no mercado global, conquistando marca e Denominação de Origem (DO), ou seja, a primeira no Brasil.

“O livro vem valorizar e consolidar o potencial da cafeicultura da região, reunindo o que há de mais atual em informações e tecnologias espe­cíficas para a atividade. Desde o histórico do cultivo, passando por todas as etapas do processo produtivo, culminando em informações fundamentais para a gestão eficiente de propriedades cafeeiras”, afirma a presidente da Epamig, Nilda Soares. 

Conhecimento

Organizada pelos pesquisadores Gladyston Rodrigues Carvalho (Epamig), André Dominghetti Ferreira (Embrapa), Vinícius Teixeira Andrade, César Elias Botelho (Epamig) e João Paulo Felicori Carvalho (Unicerp), a obra conta com a participação de autores conceituados, de diferentes instituições e empresas de Minas Gerais e do Brasil.

Por fim, as informações disponibilizadas pretendem disseminar o conhecimento e garantir a continuidade da atividade neste bioma e em sistemas produtivos semelhantes. A publicação está na Livraria Epamig, pelo site, e-mail [email protected] ou telefone (31) 3489-5002. O valor é R$ 69 (mais frete).