Cafés Especiais do Brasil podem render US$ 23,4 milhões nos Emirados Árabes

Cafés Especiais do Brasil podem render US$ 23,4 milhões nos Emirados Árabes

Atividade rendeu 660 contatos profissionais, permitindo a concretização de US$ 2,634 milhões em negócios

2 minutos de leitura

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e 19 empresas associadas – entre elas a SMC Specialty Coffees, empresa da Cooxupé que atua no mercado de cafés especiais – representaram o Brasil na primeira edição da World of Coffee. A Specialty Coffee Association (SCA) foi a organizadora do evento que ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Brasil presente

Como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, o país contou com estande no evento. Toda equipe realizou, pois, a promoção dos cafés especiais em sessões de degustação e rodadas de negócios.

Além disso, o espaço recebeu a ilustre visita do Emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Negócios

Segundo a BSCA, a atividade coordenada pela entidade rendeu 660 contatos profissionais. Com potenciais compradores de todo o Oriente Médio e da Europa presentes no evento, sendo, pois, 561 novos.

Essa aproximação permitiu a concretização de US$ 2,634 mi em negócios durante a World of Coffee Dubai, Além disso, o prognóstico para a realização de mais US$ 20,720 mil ao longo dos próximos 12 meses. Assim, se confirmados, podem render US$ 23,354 mi.

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, disse que o evento é majoritariamente focado em negócios. No entanto, apresentou um cenário futuro promissor no que se refere à evolução do consumo.

“Além do grande volume negociado e a comercializar pós-feira, chamou a atenção a presença de muitas crianças, bem pequenininhas, acompanhando os pais, que pediram e beberam café. Esse é o futuro do consumo e tivemos uma indicação muito interessante nos Emirados Árabes”, comentou.

SMC em Dubai

A SMC Specialty Coffees, empresa da Cooxupé que atua no mercado de cafés especiais, foi uma das associadas da BSCA que participou do evento.

De acordo com a gerente Comercial e Administrativa da SMC, Maria Dirceia Mendes, essa foi a primeira vez que a empresa participou de um evento nos Emirados Árabes.

“Essa experiência foi muito importante para a percepção do potencial dessa área, desse mercado que tem se interessado cada vez mais por cafés de alta qualidade e que tenha algo diferente a oferecer – seja um cultivar diferente ou um processo no pós-colheita – algo que agregue valor ou o diferencie do comum”, afirmou.

Especialíssimo

Maria Dirceia ressaltou que, durante a World of Coffee, a SMC teve a oportunidade de realizar avaliação sensorial através de degustação profissional. A equipe seguiu todos os protocolos requeridos atualmente e dessa forma pode apresentar os cafés selecionados pelo programa Especialíssimo.

“Foi um sucesso! Além disso, oferecermos café ao público, para que degustassem os cafés especiais brasileiros enquanto conheciam mais da nossa história no estande”, diz.

“Ficamos muito satisfeitos com esta primeira participação.  O mercado parece ser promissor e pretendemos apresentar mais os cafés do programa Especialíssimo a potenciais compradores. Sempre promovendo o trabalho e a história de nossos cooperados e cooperadas”, aponta.

Brazil. The Coffee Nation

O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo.

O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto também visa expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais. Evidenciando, por fim, sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.


Tags: