Cafeteria em Tóquio inova ao utilizar robôs garçons
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cafeteria em Tóquio inova ao utilizar robôs garçons

Cafeteria em Tóquio inova ao utilizar robôs garçons

Robôs são controlados remotamente por pessoas com deficiência; inovação, produzida pelo Laboratório Ory, venceu o Good Design Award 2021

< 1 minuto de leitura

Você já imaginou robôs garçons lhe servirem em uma cafeteria sob controle por pessoas com deficiência?

Essa é a realidade da cafeteria DAWN – Avatar Robot Café, inaugurada em 2021, em Tóquio, no Japão.

O medo de que as máquinas, assim, substituam as pessoas no mercado de trabalho se tornou comum no século XXI. Isto porque com o avanço significativo da tecnologia e da engenharia no mundo.

Robôs garçons

Mas, o exemplo apresentado pelo Jornal do Café, portal de conteúdo exclusivo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), mostra como esse pensamento está equivocado.

Prova disso é que a cafeteria DAWN inovou ao utilizar garçons robôs controlados remotamente por pessoas com deficiência.

Ou seja, sem sair de casa, os 50 colaboradores conseguem comandá-los por meio de dispositivos eletrônicos ou apenas com o movimento dos olhos.

A startup Ory Laby é a responsável pelo desenvolvimento dos robôs Ory. O objetivo é ajudar, pois, no desenvolvimento humano através da comunicação tecnológica.

Em outros locais

Além da cafeteria, as pessoas encontram os robôs em lojas de departamento e em estações de transporte. Assim, as máquinas auxiliam os clientes e consumidores com dúvidas e orientações.

Além de permitir que pessoas com deficiências tenham acesso ao mercado de trabalho, no ano passado, a inovação venceu o prêmio Good Design Award 2021.

Por fim, um exemplo de que a tecnologia robótica não possui o objetivo de substituir os humanos. Mas, sim, de proporcionar inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida para toda a sociedade.