Câncer de pele: cuidados devem ser mantidos também durante o inverno
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Câncer de pele: cuidados devem ser mantidos também durante o inverno

Câncer de pele: cuidados devem ser mantidos também durante o inverno

Nesta estação, cafeicultores estão em plena colheita. Período requer atenção com a saúde deste importante órgão do corpo humano

< 1 minuto de leitura

Mesmo na estação considerada a mais fria do ano, os médicos ressaltam a importância dos cuidados diários para prevenção do câncer de pele. Dessa forma, um alerta aos cafeicultores que, neste período, também ficam expostos ao clima por conta da colheita de café.

“A radiação ultravioleta do sol – conhecida como raio UV – é a principal vilã no câncer de pele. A exposição por longos períodos durante o dia sem nenhuma proteção é, pois, um fator de risco preocupante. Em qualquer estação do ano”, afirma Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.

Atenção e prevenção

Além do risco elevado da exposição prolongada e repetida ao sol, o médico destaca alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento deste câncer. Como, por exemplo, pessoas com pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, albinos, ou com histórico familiar da neoplasia.  

“Sempre é importante ficar alerta ao surgimento de novas ‘pintas’ ou mudança no aspecto de uma pré-existente. Como aumento de tamanho, variação de cor, perda da definição de bordas ou até mesmo quando ocorrem sangramentos. Além disso, o médico deve avaliar toda lesão na pele que não cicatriza após 3 ou 4 semanas. Se identificado na fase inicial, o câncer de pele tem altos índices de cura”, reforça Carlos Fruet. 

Por fim, para a prevenção, é essencial usar o protetor solar diariamente mesmo no inverno, fator 30 ou mais. A aplicação deve ocorrer antes de sair de casa e, também, durante o dia. “Para se ter uma ideia, os raios do sol podem penetrar janelas e atravessar a cobertura de nuvens. Bem como são refletidos pela água, areia e concreto, ou seja, mesmo na sombra é necessário bloquear a radiação na pele”, finaliza o oncologista.