Centro de Validação Tecnológica busca aperfeiçoamento do café - hubdocafe.com.br
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Centro de Validação Tecnológica busca aperfeiçoamento do café

Centro de Validação Tecnológica busca aperfeiçoamento do café

O projeto da Cooxupé, em parceria com IFSULDEMINAS e com a Agrifort, promove pesquisa e testes para oferecer técnicas de manejo mais eficientes e econômicas no setor

2 minutos de leitura

O Centro de Validação Tecnológica do Polo de Inovação em Cafeicultura é um projeto realizado pela Cooxupé em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Muzambinho, que busca o desenvolvimento de alternativas em relação à utilização de tecnologias e insumos para oferecer práticas técnicas de manejo mais eficientes e econômicas.
Para isso, o projeto, que antes era nomeado Polo de Inovação em Cafeicultura, conta com 15 talhões, sendo que, atualmente, 10,5 estão sendo utilizados em testes e pesquisas e outros 4,5 estão disponíveis para futuros projetos.

O coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Eduardo Renê da Cruz, em entrevista para a Folha Rural destacou que as pesquisas, os estudos e análises têm como objetivo contribuir para o aprimoramento da produção dos cooperados em produtividade e contribuir para uma maior rentabilidade do produtor.

“Experimentamos diferentes tecnologias e produtos para identificar qual a melhor opção em cada situação sempre buscando levar para o cooperado o que tiver a maior eficácia comprovada, o melhor custo e benefício para ter uma produtividade com mais qualidade e volume”, explica Cruz.


Testes e validações

Por meio das ações do Centro de Validação Tecnológica do Polo de Inovação em Cafeicultura, os pesquisadores envolvidos realizam testes e validações de novos produtos, posicionamento de outros já existentes no mercado e de técnicas de manejo.

Os experimentos são conduzidos por alunos do IFSULDEMINAS que ficam responsáveis pela condução das atividades, desde o planejamento do experimento, aplicação dos produtos até a avaliação dos resultados e elaboração dos relatórios. Todos os experimentos contam com a orientação de um professor especialista na área.

Atualmente, as ações do Centro de Validação Tecnológica do Polo de Inovação em Cafeicultura envolvem 13 experimentos em andamento, que contam com a participação das empresas Biomix, Agro CP, Compass Minerals, Terra de Cultivo, Biovalens, Multitecnica, Mosaic, Floema, Plant Healt Care, CJ, Yara Brasil, Yara internacional e Braskem.


Cultivares


As atividades do Centro de Validação Tecnológica do Polo de Inovação em Cafeicultura também incluem um experimento com 35 cultivares de café, com o objetivo de identificar as mais indicadas para as características da região.

Neste experimento estão sendo avaliadas a produtividade, a resistência a doenças e a qualidade do café. A partir dos resultados deste experimento, os técnicos poderão indicar o plantio de novas cultivares adequados para a região com a certeza de que é produtiva e tem potencial para cafés de alta qualidade.