Cinco benefícios que vão fazer você tomar café agora
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cinco benefícios que vão fazer você tomar café agora

Cinco benefícios que vão fazer você tomar café agora

Muito além de indicadores econômicos e comerciais, o café é mesmo uma bebida que remete a memórias afetivas, está presente nas interações sociais e traz benefícios para a saúde

2 minutos de leitura

O Brasil ostenta muitos títulos. Alguns bons, outros nem tantos. Mas há um deles que é certamente motivo de orgulho e de respeito mundo afora: a nossa produção e exportação de café! Portanto, o Hub do Café lista cinco benefícios que vão fazer você tomar café agora.

Já que o país é o maior produtor de café e principal exportador dos grãos, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Além disso, no quesito consumo (quantidade por pessoa), ocupa o 14º lugar, de acordo com a OIC (Organização Internacional do Café). Bem como figura entre as nações que mais consomem a bebida milenar. Ademais, está presente na mesa e no dia a dia da maioria dos brasileiros.

Diga-se de passagem, por que não aproveitar esta leitura e ir “passar um cafezinho”?

Café é agro está em todo lugar

Muito além de indicadores econômicos e comerciais que corroboram sobre a força dos cafés brasileiros, sua produção e qualidade, o cafezinho é mesmo uma bebida que remete a memórias afetivas, e memes também! Na internet há milhares deles. Desde o clássico que marcou a infância de muita gente: “Gostaria de entrar para tomar uma xícara de café”? – bordão da Dona Florinda, no desenho Chaves, a crianças fofas com o “Hoje tem café? Quero café”!.

Além disso, é fato que o café está sempre muito presente em diferentes interações sociais. No encontro com amigos, na pausa com os colegas de trabalho, bem como nos bons encontros da vida, na conversa que antecede um negócio e muito mais. E, acredite, o café é tão poderoso que além de tudo isso ainda faz bem à saúde!

Benefícios

Diferentes estudos científicos já comprovaram os efeitos e benefícios do café no organismo. Entre os principais, destaca-se o fato de ele acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória. Desde que consumidor de forma moderada, os médicos e especialistas recomendam a bebida, cujo grão é rico em antioxidantes e outras substâncias que ajudam o corpo a liberar energia.

O Hub do Café selecionou cinco benefícios do café. Veja:

– É capaz de proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

– Ajuda o cérebro a trabalhar mais rapidamente, ou seja, aumenta a capacidade de concentração por ter características psicoativas.

– Ajuda a estimular o metabolismo e melhora o desempenho na hora de realizar exercícios físicos. Isso porque tem propriedades termogênicas, o que acaba contribuindo também para a perda de peso.

–  Contribui para a liberação de serotonina, ou seja, o neurotransmissor do bem-estar.

– Por ser rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce e depressão – isso porque os polifenóis no café combatem os radicais livres e diminuem inflamações nas células do sistema nervoso central.

Por fim, com isso tudo, o que não faltam são motivos para começar a tomar café.