Colômbia tem queda na produção de café em 2021
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Colômbia tem queda na produção de café em 2021

Colômbia tem queda na produção de café em 2021

Federação Nacional dos Cafeicultores confirmou queda de 9% no ano; A safra de café atingiu 12,6 milhões de sacas

< 1 minuto de leitura

A safra de café na Colômbia atingiu 12,6 milhões de sacas em 2021, portanto menor número dos últimos sete anos. O clima – com o aumento das chuvas – bem como as questões logísticas, com o bloqueio das estradas, estão entre os fatores que contribuíram para a queda de 9%.

Colômbia

De acordo com a Reuters, em matéria publicada no portal ISTOÉ Dinheiro, este é o segundo ano consecutivo em que a safra da Colômbia de café cai. Em 2020, a produção de café caiu 6%, para 13,9 milhões de sacas. O país, no entanto, não registra colheita inferior a 13 milhões de sacas desde 2014, quando chegou a 12,1 milhões de sacas.

Enquanto isso, as exportações colombianas de café totalizaram 12,4 milhões de sacas no ano passado, 1% abaixo das 12,5 milhões de sacas de 2020.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Cafeicultores explicou que: “Esse resultado se explica pelo impacto negativo que os bloqueios tiveram no segundo trimestre do ano e pelo efeito do clima em algumas regiões cafeeiras que podem reduzir a produção”.

Em 2021 o país foi assolado por uma estação bastante chuvosa devido ao fenômeno La Niña que afetou a florada e a produção de café. Já os bloqueios das estradas ocorreram entre abril e junho como forma de protesto contra o governo.

A Colômbia é o terceiro maior produtor mundial de café.