Conab acompanha impacto das geadas nas lavouras do Brasil
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Conab acompanha impacto das geadas nas lavouras do Brasil

Conab acompanha impacto das geadas nas lavouras do Brasil

Entidade está divulgando em seu próprio site um trabalho extra de acompanhamento e análise específicas dos impactos climáticos

2 minutos de leitura

A Companhia Nacional de Abastecimento está concedendo atenção especial para a atual situação das geadas que ocorrem em boa parte das lavouras do país. A Conab passou a divulgar em seu site um trabalho extra de acompanhamento e análise específica dos impactos climáticos nas localidades atingidas pelo frio extremo. A informação é do Portal CCCMG.

Equipes da Companhia estão em campo nos estados mais atingidos, em propriedades rurais onde há uma provável mudança nas expectativas de produção das culturas de café, cana-de-açúcar e grãos, em especial o milho e o trigo.

Segundo a notícia, os resultados iniciais do trabalho já podem ser acessados aqui, no documento intitulado Monitoramento de Geada.

Assim, é possível conferir gráficos de estudos agrometeorológicos e comentários sobre os impactos da geada na produção, qualidade das lavouras e produtividade.  O documento ainda disponibiliza fotos ilustrativas. Nelas é possível conferir a mudança visual das lavouras antes e depois das geadas.

Geada nas lavouras de café

A Conab segue monitorando a situação das lavouras atingidas pelas geadas em todo o Brasil. Para o café arábica, no entanto, estima-se que as geadas ocorridas no dia 20 de julho tenham atingido uma área entre 150 mil e 200 mil hectares, com possibilidade de impactos de baixa, média e alta intensidade.

Levantamento de safra

Paralelo ao trabalho realizado em caráter especial, a Conab segue, assim, com os estudos em todas as regiões produtoras do país. No dia 10 de agosto a Companhia divulgará o 11° Levantamento da Safra Brasileira de Grãos 2020/21, e no dia 19 do mesmo mês publicará o 2º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2021/22. Já no dia 21 de setembro, é a vez do 3° Levantamento da Safra 2021 de Café. Todos os estudos estarão disponíveis em boletins divulgados no site da Conab e apresentados em Webinar no canal da estatal no Youtube.