Conab divulga calendário de levantamento de safras
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Conab divulga calendário de levantamento de safras

Conab divulga calendário de levantamento de safras

Primeiro Levantamento da Safra de Café 2022 será em 18 de janeiro. Outras culturas também estão com datas marcadas

2 minutos de leitura

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou em seu site o calendário de levantamento de safras de 2022. Acesse aqui.

Calendário

Assim, no calendário já constam as datas de divulgação das safras de grãos, café, cana-de-açúcar e da comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).

Por outro lado, a estatal também já divulgou a 4ª estimativa da safra de grãos 2021/22, com a previsão de produção de um volume total de 284,4 milhões de toneladas. No caso da safra de grãos, as divulgações trazem um panorama do início do ciclo de produção a partir do mês de outubro de cada ano. Sendo assim, ao todo são 12 levantamentos mensais, com o último encerrando o ano-safra no mês de setembro.

Safra de café

De acordo com a Conab, no próximo dia 18 de janeiro será a vez do 1° Levantamento da Safra de Café 2022. Assim, o anúncio é o primeiro de uma série de quatro, contendo pesquisa de produção nas principais regiões produtoras do país. Os levantamentos subsequentes ocorrem nos meses de maio (19), setembro (20) e dezembro (15).

Demais culturas

Ainda neste mês de janeiro, no dia 20, a Conab divulgará o 1º levantamento mensal de comercialização de hortigranjeiros nas principais Ceasas do país. Também divulgará ao longo do ano os levantamentos que fazem parte do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), cuja operacionalização é por parte da Conab.

Para a cana-de-açúcar, o 4º e último levantamento, que encerra a safra 2021/22, está agendado para o dia 20 de abril. Os levantamentos seguintes, referentes ao ano safra 2022/23, estão, pois, marcados para abril (28), agosto (19) e dezembro (22).

Pelo site da Conab é possível se informar sobre as apresentações on-line (webinar) no canal da Companhia no Youtube, com comentários de analistas e diretores, além de convidados e representantes de órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).