Conab: geadas atingem 300 cidades produtoras de café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Conab: geadas atingem 300 cidades produtoras de café

Conab: geadas atingem 300 cidades produtoras de café

Segundo o levantamento da companhia, 170 mil hectares dos 800 mil hectares de café arábica foram atingidos pela geada do dia 20/07

< 1 minuto de leitura

As geadas dos últimos dias atingiram mais de 300 cidades produtoras de café, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) no dia 23 de julho. De acordo com o levantamento da companhia,  as geadas do dia 20/07 atingiram 170 mil hectares ou 21,2%  dos 800 mil hectares de arábica. Confira mais informações pelo Canal Rural. 

O diretor-executivo de política agrícola da Conab, Sérgio De Zen, disse que ainda é cedo para avaliar riscos de desabastecimento. No entanto, afirmou que o fato climático pode ter peso sobre as cotações.

Geadas no Café

A Conab informa que essa é a estimativa da área afetada com a somatória das intensidades alta, média e fraca que a geada atingiu os cafezais. Entretanto, houve bastante variação na intensidade de região para região como mostrou o estudo.

Ainda de acordo com o levantamento, as regiões afetadas foram: norte do Paraná (Rolândia, Jacarezinho, Apucarana, Carlópolis e outras); – estado de São Paulo (Franca, Pedregulho, Caconde, Espiríto Santo do Pinhal, Garça e outras); – Sul e Sudeste de Minas (Guaxupé, Machado, Lavras, Varginha, Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Três Corações e outras); – Triangulo Mineiro (Araxá, Patrocínio, Monte Carmelo, Araguari e outras).

À reportagem, De Zen avalia que as novas ocorrências de geadas podem dificultar as projeções feitas pela companhia por se tratar de agenda que assusta.

Ele conclui dizendo que as equipes da Conab estão a campo para analisar os danos. Mas, será um trabalho continuado, principalmente se haver novas ocorrências climáticas.