Condições climáticas no pós-colheita vão impactar safra 2022
close
Condições climáticas no pós-colheita vão determinar resultados da safra 2022

Condições climáticas no pós-colheita vão determinar resultados da safra 2022

Mas, segundo Coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, ainda existe preocupação sobre os efeitos das geadas dos últimos meses para a próxima safra; Especialista será um dos palestrantes do Fórum de Café e Clima

2 minutos de leitura

As condições climáticas no pós-colheita vão determinar resultado para a safra 2022 do café. De acordo com o Coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, se o clima se normalizar, antes e no florescimento, será possível ter uma próxima safra de bom volume.

Ele será um dos palestrantes do Fórum de Café e Clima da Cooxupé, que acontece virtualmente, no dia 21 de setembro.

O canal da cooperativa no Youtube, vai transmitir as palestras, a partir das 14 horas.

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, Éder Ribeiro dos Santos é especialista em geoprocessamento pela UFSCar. No Fórum, ele vai abordar as condições de clima na safra de café 2021 nas regiões da cooperativa.

Condições climáticas no pós-colheita

Dessa forma, segundo o especialista, o que tem preocupado são os efeitos da geada de julho. “Logo após a ocorrência da geada, a amplitude térmica está causando uma desfolha bastante acentuada das lavouras.”

De acordo com Éder, a seca muito prolongada, desde março, depois as baixas temperaturas, bem como a ocorrência do bicho mineiro e de uma ferrugem tardia, estão acentuando o processo de desfolha nos cafezais.

“E florescimento sem folhas pode ter um impacto negativo na produção de 2022”, diz.

Sob o mesmo ponto de vista, Éder avalia, ainda, que os produtores que não possuem irrigação, precisam monitorar as lavouras. “Mas, se essas condições persistirem o dano já vai fazer parte da redução de safra em 2020″, conclui.

Fórum de Café e Clima Cooxupé

Assim, pelo terceiro ano, a Cooxupé faz o Fórum Café e Clima, voltado aos profissionais, produtores e pesquisadores nas áreas agro e de produção de café.

As condições do clima e os impactos na safra de café 2021, além das tendências para os próximos anos são os principais temas das palestras. No cenário atual, com as geadas e as secas, a discussão é essencial.

Portanto, as palestras serão transmitidas on-line na página da cooperativa no Youtube, no dia 21 de setembro, a partir das 14 horas.