Confira dicas e formas de como preparar um delicioso café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Conheça quatro formas de preparar e inovar o cafezinho do dia a dia

Conheça quatro formas de preparar e inovar o cafezinho do dia a dia

O café está presente em diversos momentos do dia e existem técnicas para preparar a bebida extraindo todo sabor e benefícios mesmo em casa

3 minutos de leitura

O cafezinho está presente em diversos momentos do dia e pode ser preparado de diferentes formas, que buscam extrair todo sabor e benefícios de forma prática e que podem ser realizados em casa.

O barista Eder Ferreira, que é vice-campeão Mundial e bicampeão Brasileiro de Latte Arte, explica que existem diversos métodos de preparo do café como com a cafeteira french press (ou prensa francesa), o sistema Hario V60, o expresso e o tradicional com coadores de papel ou pano, que são mais presentes no ambiente doméstico.

“Você não precisa ter uma máquina sofisticada para fazer um bom café. A bebida não deve oxidar, assim não deve ficar muito tempo na garrafa térmica. Prepare a dose certa para consumir fresquinho. Café feito na hora faz bem à saúde e é muito mais saboroso”, comenta Ferreira.

  1. Expresso: a forma de preparo do café expresso (ou espresso em italiano) foi criada por Luigi Bezzera, em 1901, na Itália, e consiste no preparo com água bem quente (sem estar fervendo) por meio de máquinas de alta pressão, o que proporciona uma cor marrom clara e um tom caramelo. Uma variação no preparo é o expresso duplo, que conta com duas doses do café. Normalmente, esse tipo de café é servido em pequenas xícaras, de aproximadamente 35 ml, e sem nenhum tipo de acompanhamento.
  1. Café com coador (papel ou pano): é a forma mais tradicional. No caso do pano é utilizado um coador feito, geralmente, de algodão. Somente, a partir de 1908, que uma senhora alemã chamada Mellita Bentz inventou o filtro de papel, que se popularizou e predomina até os dias atuais. Para preparar o café nesse método, inicialmente, se coloca água quente para lavar o filtro, tirar o cheiro, aquecer o coador e a jarra. Retire a água da jarra e descarte. Coloque 20 gramas de café (uma colher de sopa rasa) e nivele no coador para cada 250 ml de água (um copo). Adicione a água suavemente até cobrir toda superfície do café. Deixe o café em pré-infusão por cerca de 15 a 25 segundos para soltar os óleos aromáticos. Colocar o restante da água suavemente, aguardar a fusão e servir.
  1. Método Hario V 60: o nome vem do vetor 60, o ângulo de 60 graus do seu cone. O coador Hario V60 foi introduzido em cerâmica e vidro, depois em plástico, e, finalmente, em metal. Para preparar nessa técnica use uma proporção de 50 gramas de café (duas colheres de sopa) para 550 ml de água. Essa proporção, é para servir 5 pessoas com uma xícara de 100 ml cada. Levando em consideração, que ocorre um pouco de perda de água. O primeiro passo é colocar água para aquecer, enquanto a água está aquecendo, colocar o filtro no suporte V 60 e em seguida o café. Inicie a lavagem do filtro de papel jogando água quente sobre o filtro, isso ajuda a tirar um pouco de impurezas do papel, aquece o porta filtro e a jarra que vai receber o café filtrado, aquecendo os dois recipientes, para não ter uma grande perda de temperatura da bebida. Após feito isso, jogue essa água fora. Coloque o café no filtro, em seguida jogue a água sobre todo o café, importante fazer uma pausar de 30 segundos para a pré-infusão. Na sequência jogue o restante da água suavemente e aguarde a bebida ficar pronta. 
  1. Método French Press (ou Prensa Francesa): para esse método, na receita para duas pessoas, use 25 gramas de café (uma colher de sopa) e 300 ml de água. O primeiro passo é colocar a água quente sobre toda a jarra da prensa, aquecendo para que não perder a temperatura na bebida. Em seguida coloque 25 gramas de café e jogue os 300ml de água quente sobre o café. Em seguida mexe suavemente para que todo o café esteja em contato com a água. Feito isso, aguarde por três minutos essa pré-infusão, depois baixe o pistão separando o café do líquido e está pronto o delicioso café.