Cooperado da Cooxupé é campeão do 31º Prêmio Ernesto Illy
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooperados da Cooxupé se destacam no 31º Prêmio Ernesto Illy

Cooperados da Cooxupé se destacam no 31º Prêmio Ernesto Illy

Cooperativa teve produtores associados vencedores nas categorias Nacional e Regional desta premiação

2 minutos de leitura

Na premiação da categoria Regional do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, dois cooperados da Cooxupé se destacaram na região de São Paulo. Luiz Miguel Costa Rocha, de Tapiratiba, foi o campeão (ainda conquistando o 4º lugar na categoria Nacional), e Luiz Antonio Poli Filho, de Caconde, é o vice-campeão.

Dessa forma, a categoria regional avaliou 10 regiões. No caso, a premiação ocorreu em sete: Cerrado Mineiro, Região Centro-Oeste, Chapada de Minas, Matas de Minas, Sul de Minas, São Paulo e Região Sul.

“É com muita satisfação que recebemos notícias como essas, sobre as conquistas dos nossos cooperados”, comemora o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

“Nosso trabalho é contínuo em estimular e cooperar com os produtores no sentido de elevar cada vez mais a qualidade de seus cafés. Prêmios, como este, por exemplo, reconhecem todo o trabalho, dedicação e capricho dos nossos cafeicultores”, declara Melo.

Nacional

Na etapa nacional do Prêmio, o cooperado da Cooxupé, Candido de Sordi Machado, de Muzambinho (MG), está entre os três vencedores.

A revelação dos nomes aconteceu, pois, junto com os vencedores da categoria Regional, na noite de 05 de maio, em São Paulo, reunindo os melhores cafeicultores do país.

Assim, o Prêmio Illy se configura como a principal premiação do setor cafeeiro do Brasil.

Prêmio Illy

Há mais de trinta anos fomentando a produção do café de qualidade na cafeicultura brasileira, a illycaffè realizou a 31ª edição do Prêmio no formato presencial, após dois anos de cerimônia virtual. Estiveram presentes o presidente da illycaffè, Andrea Illy, bem como a diretora de Ética Anna Illy.

A seleção dos premiados aconteceu entre 40 finalistas nacionais. Eles foram, assim, selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio. Composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè.  

Premiação

Durante a premiação foram revelados, no entanto, os três grandes vencedores da edição. Eles receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um.  

Os três vencedores da categoria Nacional representarão o Brasil na disputa do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional. O evento acontece em Nova York, no segundo semestre.

Esta premiação reúne 27 cafeicultores selecionados de nove países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo.

Dessa forma, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Assim, desde 1991 contribui para o desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país.

Por fim, o concurso já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores ao longo dos anos. Durante a premiação foram entregues mais de R$ 120 mil em prêmios.