Cooxupé alcança solidez e maior competitividade com práticas ESG
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
card
Presidente da Cooxupé

Cooxupé alcança solidez e maior competitividade por meio das práticas ESG

Cooperativa foi reconhecida em ranking nacional com o melhor desempenho na adoção de práticas sustentáveis em sua gestão para garantir melhor futuro aos cooperados

As práticas ESG, ligadas à sustentabilidade, ao social e à governança, ganham cada vez mais importância nas empresas. Assim, atualmente, o mercado analisa melhores parâmetros sustentáveis e adota esses pilares para avaliar as gestões.

E essas práticas são definidas por um termo que surgiu há 15 anos. E, como resultado, vem ganhando força recentemente na agenda e planejamento estratégico das organizações: o ESG.

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé está em atividades há aproximadamente 90 anos. É tradicional e referência no universo da cafeicultura. Demonstrando, assim, grandeza com o seu quadro de associados que já está perto de 17 mil cooperados no Sul e Cerrado de Minas Gerais. Além da média mogiana do Estado de São Paulo.

Práticas ESG

As práticas de ESG já estão presentes na realidade e no planejamento estratégico da Cooxupé. O objetivo é proteger e garantir melhor futuro, tanto para a cooperativa quanto aos seus produtores de café associados.

Entendemos a relevância do ESG e reforçamos aos nossos cooperados de que estas práticas já vêm sendo cumpridas na Cooxupé. Analisando, dessa forma, parâmetros e ações da cooperativa, de modo que a Cooxupé permaneça cada vez mais saudável e competitiva frente aos desafios e dinamismos do mercado.

Isto nos traz solidez, com credibilidade reconhecida, pois somos uma cooperativa que cumpre seriamente os fatores de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Dentre as ações, a Cooxupé regularmente recebe seus membros dos Conselhos Fiscal e de Administração para reuniões mensais. Neste encontro, junto com os conselheiros, discutimos e traçamos diretrizes, assim como acompanhamos o andamento das atividades econômicas e financeiras da cooperativa.

É importante lembrar que as práticas de ESG levam as organizações a atuarem sob novos modelos de gestão e parâmetros de análises.

Isto porque a lucratividade não é mais a única prioridade das empresas, que estão, agora, comprometidas com a realização de boas práticas e com a sustentabilidade. Assim como buscamos em nossa cooperativa.