Anuário coloca Cooxupé como maior cooperativa do ramo agropecuário
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé é a maior cooperativa do ramo agropecuário, segundo Anuário do Cooperativismo

Cooxupé é a maior cooperativa do ramo agropecuário, segundo Anuário do Cooperativismo

Dentre as 773 cooperativas mineiras, de diversos segmentos, apresentadas pela 16ª edição da publicação da OCEMG, a Cooxupé ocupa o 1º lugar no ranking geral em relação aos Ingressos e Receitas Totais

2 minutos de leitura

A Cooxupé é a maior cooperativa do ramo Agropecuário de Minas Gerais, segundo a 16ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicada pela OCEMG (Organização das Cooperativas de Minas Gerais).

De acordo com o relatório, em Minas Gerais, o segmento conta com 193 cooperativas. E a Cooxupé ocupa a 1ª posição no ranking em todos os quesitos: número de ‘Cooperados’ e ‘Empregados’; ‘Ingressos/Receitas Totais’; ‘Sobras do Exercício’; ‘Ativos Totais’; ‘Patrimônio Líquido’; e ‘Capital Social’.

A publicação mostra também que o estado mineiro somou 2,1 milhões de cooperados em 773 cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Transporte, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Consumo e Infraestrutura, com uma movimentação de R$ 73,4 bilhões na economia mineira. Além disso, apontou que o setor foi responsável por 11% do PIB estadual, e, em tributos, recolheu aos cofres públicos R$ 2,1 bilhões.

Neste contexto, a Cooxupé está na 1ª posição do ranking geral das ‘50 maiores Cooperativas’ em relação aos ‘Ingressos/Receitas Totais’, subindo uma posição em comparação a 2019. 

Já nas categorias ‘Patrimônio Líquido’, ‘Sobras do Exercício’ e ‘Número de Empregados’, a Cooxupé ocupa a 2ª posição no estado de Minas Gerais.

Na avaliação dos ‘Ativos Totais’, a cooperativa encontra-se em 3º lugar, além da 5ª posição em relação ao ‘Capital Social’. No ranking geral, considerando todas as atividades que envolvem as cooperativas do estado de Minas Gerais, a Cooxupé ocupa a 32ª colocação, sendo a única do ramo Agropecuário na lista das ‘50 maiores Cooperativas’.

Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ver a cooperativa ser reconhecida como a maior do ramo agropecuário do estado de Minas Gerais é um enorme orgulho e um alento em tempos de pandemia.

“Este resultado demonstra toda a dedicação e competência da família Cooxupé, que conta com a seriedade de nossos cooperados e colaboradores em fazer a cooperativa crescer, ano após ano, apesar das situações adversas que enfrentamos e fazendo sempre prevalecer o espírito cooperativista”, conclui.