17º Anuário do Agronegócio: Cooxupé é quinta maior cooperativa do Brasil
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé é eleita a quinta melhor cooperativa do Brasil

Cooxupé é eleita a quinta melhor cooperativa do Brasil

Ranking é do 17º Anuário do Agronegócio da revista Globo Rural

2 minutos de leitura

A Cooxupé foi eleita a quinta melhor cooperativa do Brasil. O ranking foi divulgado neste mês no 17º Anuário do Agronegócio da revista Globo Rural (Editora Globo). A base são os dados coletados pela Serasa Experian, ou seja, relativos ao ano de 2020.

Assim, a publicação traz as dez melhores empresas brasileiras em 21 categorias diferentes, além de um ranking geral das 500 maiores empresas nacionais do agro em geral. Dessa forma, nessa lista, que teve como base o faturamento líquido das companhias, a Cooxupé conquistou a 47ª colocação.

17º Anuário do Agronegócio

Primeiramente, para fazer o ranking, a equipe do Anuário considerou quesitos como as demonstrações contábeis das empresas analisadas, responsáveis por 70% das notas atribuídas.

Além disso, foram feitas análises econômicas e financeiras. E a classificação geral também levou em consideração a responsabilidade socioambiental das companhias, critério que compôs 30% da nota final.

“O anuário traz as empresas do agronegócio com o melhor desempenho financeiro em ações de sustentabilidade em 21 categorias diferentes”, diz Cassiano Ribeiro, editor-chefe da Revista Globo Rural.

SMC

Na lista geral, por receita líquida, a empresa de cafés especiais fundada pela Cooxupé, a SMC, também figura entre as 500 maiores do Brasil.

Dessa forma, na categoria Comércio Exterior, a SMC conquistou neste ano a 475ª posição.

Segmentos

Conforme o 17º Anuário do Agronegócio, o ranking traz as dez melhores empresas brasileiras nos segmentos de: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças. Assim como Indústria de Café; de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento;. Por fim, as categorias de Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes; Orgânicos; Pescados e Serviços Agropecuários.

Publicação

Por isso, a publicação que destaca os melhores do agro brasileiro é referência no Brasil. Além disso, o estudo é feito em parceria com a Serasa Experian, responsável pela pesquisa e metodologia de avaliação das empresas.

Assim, para elaborar os rankings, mais de 600 companhias abriram seus balanços financeiros e responderam a questionários.

A publicação é distribuída a todos os assinantes da revista Globo Rural, assim como pode ser encontrada nas bancas do Brasil entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Entre as maiores da Forbes

Por outro lado, a Revista Forbes também divulgou, na edição impressa publicada dia 30 de novembro, seu ranking das 100 maiores empresas do agro. A Cooxupé ficou com a 36ª colocação no Brasil.

“A Cooxupé é exemplo de como a agricultura familiar pode ser um excelente negócio”, diz a reportagem.

Por fim, ainda segundo a publicação, a cooperativa é a maior exportadora individual de café do mundo, com vendas para 51 países que superam 5,2 milhões de sacas exportadas.

“Além disso, tem uma forte atuação no setor de cafés finos, especiais e certificados, através da empresa SMC, criada em 2009.”