Cooxupé inicia projeto “Nascentes da Mata dos Sinos”
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé inicia projeto “Nascentes da Mata do Sino” 

Cooxupé inicia projeto “Nascentes da Mata do Sino” 

Iniciativa promoverá a proteção das nascentes e corpos d'água na região da Mata do Sino, distrito de Juruaia/MG

< 1 minuto de leitura

Preservar os recursos hídricos é um passo essencial para proteger a humanidade e, consequentemente, a agricultura. Por isso, dando continuidade em sua agenda de sustentabilidade, a Cooxupé inicia, a partir de março, o projeto “Nascentes da Mata do Sino (Bell Springs)”.

A iniciativa promoverá a proteção das nascentes e corpos d’água na região da Mata do Sino, distrito de Juruaia/MG. Vale lembrar que a cooperativa já mantém o projeto Minas D’Água, implementado em Guaxupé/MG.

A escolha do local ocorreu devido à escassez de água enfrentada por produtores e pela população em geral. Isto porque para atender as necessidades pessoais e as da lavoura.

Como funcionará

O projeto incentivará os produtores a estabelecer novas zonas de conservação ao longo dos cursos de água. Para tal, a iniciativa fornecerá mudanças e cercas.

Além disso, o projeto disponibilizará treinamentos aos integrantes da iniciativa sobre como proteger os recursos hídricos e manter as áreas de conservação em boas condições.

Benefícios

Diante disso, o Nascentes da Mata do Sino proposita estimular uma maior infiltração no solo. Gerando, assim, maior disponibilidade de água, tanto na superfície quanto no subterrâneo.

Juntamente, melhorar a qualidade da água com a filtragem natural realizada pelas plantas, que auxiliam ainda no processo de contenção da erosão do solo e do assoreamento dos rios causado pelo arraste de sedimentos durante as chuvas.

Por fim, o acréscimo de vegetação no local favorecerá a regeneração natural e o crescimento da biodiversidade, tanto para fauna quanto para a flora.

O projeto conta com o apoio da Sucafina e da Farmer Connect.