Cooxupé participa de reunião sobre prevenção de incêndios
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé participa de reunião sobre prevenção de incêndios

Cooxupé participa de reunião sobre prevenção de incêndios

Tempo seco desperta atenção de produtores e autoridades sobre queimadas; prática pode comprometer época de colheita

1 minuto de leitura

A Cooxupé participou, em maio, de encontro, junto com autoridades e agricultores. O motivo foi para discutir sobre o período de estiagem e a importância da prevenção de incêndios na zona rural.

A Prefeitura Municipal de Guaxupé, em parceria com o 2º Pelotão de Bombeiros Militar da cidade, organizou a reunião. Também participaram membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER). Bem como 21 produtores rurais, representando a classe.

Prevenção de Incêndios

O público recebeu orientações sobre as melhores medidas de prevenção de incêndios e combate ao fogo, bem como a construção de aceiros. Além disso, os produtores rurais responderam um formulário de pesquisa. Isso porque para informar ao Corpo de Bombeiros quais equipamentos possuem em suas propriedades rurais para combater possíveis focos de incêndio. Dessa forma, o CB tem condições de diagnosticar a capacidade de combate de cada propriedade rural.

Representando a Cooxupé, Matheus Franco Severino (Analista do Departamento ESG) e Elcio Ferreira do Nascimento (Coordenador de Qualidade e Meio Ambiente) destacam a importância de levar este tipo de informação ao cooperado. 

“Estamos iniciando a colheita e a prevenção de queimadas é de grande relevância para proteção das lavouras. Trata-se do momento mais importante da vida do cafeicultor. Então precisamos de muito cuidado e a prevenção é a melhor estratégia”, afirma Elcio. “Além disso, a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são fatores que precisam ser cumpridos por cada cafeicultor. É preciso estar atento com as boas práticas agrícolas”, completa Matheus. 

Programa

Nesta mesma reunião, os produtores presentes elegeram quatro agricultores. Eles integrarão um grupo de trabalho junto com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e da EMATER. Para tanto, será criado um Programa de Prevenção e Combate ao Fogo na Zona Rural.