Cooxupé passa a integrar Hub de Inovação
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé passa a integrar Hub de Inovação

Cooxupé passa a integrar Hub de Inovação

Cooperativa vai integrar uma das principais ferramentas do setor, com foco em competitividade, sustentabilidade e ganhos tecnológicos

2 minutos de leitura

Há décadas o agronegócio se supera seguindo para além das fronteiras agrícolas. E como a tecnologia é um dos elementos centrais para que a inovação seja realidade, a Cooxupé passa a fazer parte do AgTech Garage. Trata-se de um Hub de Inovação focado em gerar conexões para o compartilhamento de ideias.

O modelo, de antemão, é particularmente novo e se pauta na lógica de mercado que prioriza a oferta de serviços acima dos produtos. Está centrada em pessoas e tecnologias para chegar a soluções em comum e, assim, impulsionar a competitividade dos seus parceiros.

Inovação aberta

Para Marcelo Augusto Pereira, Gerente de Estratégia, Inovação e Desenvolvimento da Cooxupé, o acordo vai permitir o fortalecimento no ecossistema de inovação aberta. “A parceria com o maior hub de inovação do agronegócio da América Latina nos dá uma excelente oportunidade de nos relacionarmos com os maiores players do ramo. Bem como nos prepararmos para as evoluções tecnológicas”, explica.

Nesse sentido, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destaca. “A cooperativa prevê o desenvolvimento sustentável, com a otimização dos processos – do plantio à comercialização do café. Assim, para proporcionar aumento da produtividade e redução nos custos, abrindo mais possibilidades aos nossos produtores cooperados”.

AgTech

O AgTech é um Hub de Inovação formulado, a princípio, em 2017, que conta hoje com mais de 80 empresas, líderes em seus segmentos. Além delas, mais de mil startups conectadas em uma plataforma virtual. O propósito é fomentar a prática da inovação entre os parceiros, por meio de jornadas de aprendizagem, que contam com encontros quinzenais no ambiente híbrido.

Dessa forma, Pereira avalia que a Cooxupé vai se beneficiar das experiências com outros elos da cadeia. “Neste primeiro momento iremos buscar bastante conhecimento sobre inovação aberta e tecnologias relacionadas aos agronegócios. Já estamos participando da Jornada de Aprendizagem da AgTech, onde quinzenalmente o hub promove este evento que é a oportunidade para os colaboradores experimentarem a escola do futuro, agora”, conta.

E, como resultado, cada dia da semana segue um eixo específico. Na terça-feira é o eixo campo, na quarta-feira é o eixo tecnologia e na quinta-feira é o eixo gestão. Cada encontro tem uma hora de duração.

Criando conexões

Por fim, o Gerente de Estratégia, Inovação e Desenvolvimento da Cooxupé cita ainda outros ganhos em partilhar conhecimento com empresas, corporações e universidades. “A vantagem principal reside na velocidade de desenvolvimento. Dentro do relacionamento no ecossistema de inovação, as soluções possuem um olhar mais amplo, permitindo que possíveis alternativas venham a se tornar negócios”, pontua Pereira.

Assim, a pandemia, que fortaleceu a interação digital, acelerou também o processo de conexão dos diferentes parceiros no Hub de Inovação, como frisa o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho. “Em consonância com a missão da Cooxupé e com o Planejamento Estratégico, a parceria fortalecerá a cooperativa a partir da interação colaborativa no ecossistema de inovação. Nosso grande propósito é ser o elo entre as novas soluções à cadeia produtiva do café e agregar valor ao negócio do cooperado”, conclui.