Cooxupé promove grande operação para preparação de contêineres no Porto de Santos

Cooxupé promove grande operação para preparação de contêineres no Porto de Santos

Em meio à crise do transporte marítimo mundial, equipe da cooperativa conseguiu booking de 276 contêineres em tempo recorde para embarcar café com destino à América do Norte

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Em meio a um cenário de crise no transporte marítimo, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) fez uma grande operação para o preparo de 276 contêineres no Porto de Santos, neste mês de outubro.

Todo o agenciamento da operação foi realizado pelo Departamento de Mercado Externo e Administração Logística da própria cooperativa em tempo recorde. Com aproximadamente 100 mil sacas de café destinadas à Costa Leste da América do Norte.

Operação recorde

O gerente administrativo de Exportação e Mercado Externo da Cooxupé, Ronald Pires de Moraes explica a complexidade da operação, realizada em um curto espaço de tempo, de dez dias, principalmente no atual cenário vivido no cenário logístico do mundo.

“As equipes da Cooxupé realizaram todo o preparo e controle. Uma operação que começa no agenciamento de espaço no navio, passando pela busca por contêineres, alinhamento com o armazém, emissão de notas. Programamos 276 containers para um único navio”, explica.

Dessa forma, a grande operação, realizada em um curto espaço de tempo para a expedição em um cenário de crise logística, mostra o poder de expedição da cooperativa. Bem como a eficiência dos equipamentos e equipe.

“Ficamos testando diariamente os bookings para conseguir realizar toda a operação, um desafio ainda maior por conta da crise”, diz Ronald.

Por fim, do total da operação, 92 contêineres já foram embarcados no Porto de Santos.

Crise logística

Com a volta das atividades do mercado após os meses parados por conta da pandemia de Covid-19, faltou contêineres. Assim, navios ficaram parados e o preço dos fretes aumentou. Portanto os prazos comerciais tiveram de aumentar, o que afetou o resultado de importações e exportações.

É uma das maiores crises portuárias desde o começo do uso de contêineres, há 65 anos. A Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) prevê que a crise dos portos terá alívio somente em janeiro de 2022.


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