Cooxupé recebe certificado por promover eficiência energética
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé recebe certificado por adotar energia limpa e promover eficiência energética

Cooxupé recebe certificado por adotar energia limpa e promover eficiência energética

Fontes de energia limpa utilizadas pela cooperativa são incentivadas pelo governo, contribuindo efetivamente com a sustentabilidade

2 minutos de leitura

As unidades da Cooxupé participantes do Ambiente de Contratação Livre (ACL) foram certificadas pela empresa Trinity Energia com o selo de energia 100% renovável. A matriz e o Complexo Japy, em Guaxupé, e a unidade em Monte Carmelo receberam o documento, que destaca o período de 2019 a 2021. No entanto, a busca pela eficiência energética por parte da Cooxupé começou bem antes, em 2010.

A iniciativa colabora com as conquistas das metas de sustentabilidade da Cooxupé. Bem como fortalece a adoção de práticas integradas ao conceito ESG, que já faz parte da gestão da cooperativa.

Assim, a Cooxupé substituiu o uso de energia elétrica procedente de materiais fósseis e poluentes pelo consumo de energia elétrica limpa. Ou seja, derivada de fontes renováveis incentivadas pelo governo do País como, por exemplo, a eólica, solar, biomassa, entre outras.

Eficiência energética

De acordo com o certificado, no período de 2019 a 2021, o consumo de 43.667 MWh de energia elétrica limpa da cooperativa contribuiu para o equivalente a 27.296 árvores plantadas.

O Departamento de Infraestrutura da Cooxupé, no tocante à Energia Elétrica, cuida das necessidades, contratações, documentações, estudos e levantamentos, tanto no Mercado Livre quanto no Cativo (CEMIG e CPFL). Além disso, conta com a parceria da Trinity Energia, que é a empresa que intermedia a compra de energia limpa pela Cooxupé no mercado livre. Cuja metodologia para emissão do certificado cumpre os requisitos do Programa Brasileiro GHG Protocol. Este é o principal programa nacional para qualificação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). E é compatível com as metodologias de quantificação do Painel Inter Governamental sobre Mudança Climática (IPCC).

Energia Limpa

De acordo com a cooperativa, o uso de energia limpa contemplou todas as unidades físicas (participantes do ACL) da Cooxupé. Atualmente é composta pela Matriz (Guaxupé), Monte Carmelo e Complexo Japy. Isso traz maior impacto e benefícios especialmente nos armazéns de café, em Guaxupé e em Monte Carmelo, onde o consumo é mais intenso. Atualmente a Energia Limpa contratada no Mercado Livre pela Cooxupé representa em média 86% de toda sua energia consumida.

O gerente de ESG da cooperativa, Alexandre Vieira Costa Monteiro, explica que a energia é um dos pilares que norteiam a sustentabilidade. “A eficiência energética é algo que o mercado demanda e neste aspecto a Cooxupé vem buscando meios para estar cada vez mais inserida nesta realidade ao adotar o consumo de energias mais limpas e não poluentes”, conclui.

 “Esta iniciativa contribui com o cumprimento de nossas metas sustentáveis. Além disso, simplifica a rastreabilidade da energia consumida e, também, colabora com importantes medidas contra o aquecimento global. As ações de agora terão impacto no futuro das novas gerações e do planeta como um todo”, reforça o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.