Cooxupé tem café “Safra Especial” com os melhores grãos deste ano
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé tem café “Safra Especial” com os melhores grãos deste ano

Cooxupé tem café “Safra Especial” com os melhores grãos deste ano

Cafés foram recebidos durante a edição deste ano do programa Especialíssimo, que premiou os melhores cafés da atual safra

2 minutos de leitura

A cerimônia de premiação do programa Especialíssimo aconteceu em novembro, em Guaxupé. E, além dos recordes de participação e prêmios neste ano, os cafés selecionados farão parte de blends de cafés especiais produzidos pela Torrefação Cooxupé. É a Safra Especial.

Assim, entre eles, está o Safra Especial, produzido todo final de ano com edição limitada.

Blends da Safra Especial

Neste ano, o Especialíssimo recebeu 59,9 mil sacas de cafés especiais via Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, e SMC Specialty Coffees. Ou seja, um crescimento de 20% diante das 49,9 mil recebidas no ano anterior.

Assim, 1.203 lotes de cafés participaram nesta edição ante 771 registrados em 2020.

A participação dos cooperados foi 63% maior. Sendo 703 em 2021, ao passo que, na edição passada, foram 431.

Ao considerar os resultados totais do Programa –incluindo os cafés que não integram o ranking de premiação– o Especialíssimo recebeu, em 2021, mais de 74 mil sacas de cafés especiais. Além de mais de 1,5 mil lotes. Esses cafés foram entregues na Cooxupé e SMC.

“A cada ano, registramos maior participação das famílias associadas. O que demonstra o quanto cooperados e cooperadas valorizam oportunidades para agregar valor às suas atividades”, diz o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

“Estamos muito contentes em oferecer aos nossos produtores a possibilidade de estar presente no mercado de cafés especiais, que traz maior evolução e rentabilidade”, finaliza.

Prêmio

Por fim, 50 produtores cooperados estiveram entre os selecionados como finalistas da edição 2021.

“O Especialíssimo foi criado pela Cooxupé e SMC Specialty Coffees desde 2016. Mas, a partir de 2019 começamos a premiar os 50 melhores lotes para incentivar as famílias produtoras associadas a produzir café de qualidade. Sabemos que fazer um café especial demanda muito capricho e, por meio do Programa, buscamos reconhecer o trabalho e a dedicação desses 50 cooperados, pois o Especialíssimo não se trata de um concurso, mas sim um rigoroso processo de seleção”, explica o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho.