Cooxupé tem Classificador do Ano eleito pelo Prêmio Ernesto Illy
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Cooxupé tem Classificador do Ano eleito pelo Prêmio Ernesto Illy

Cooxupé tem Classificador do Ano eleito pelo Prêmio Ernesto Illy

Luiz Evandro Ribeiro é o vencedor da premiação que reconhece o esforço e dedicação destes profissionais na busca constante por café de qualidade

2 minutos de leitura

Profissional da Cooxupé há 36 anos, Luiz Evandro Ribeiro trabalha no Laboratório de Classificação e de Controle de Qualidade da cooperativa mineira de café. Hoje ele pode ser chamado de o “Classificador do Ano”.

Isto porque ele é o vencedor, dentre os classificadores inscritos de diversas regiões do País, do Prêmio Classificador do Ano, promovido pela illycaffè/Experimental Agrícola do Brasil.

A divulgação ocorreu, assim, durante a cerimônia do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, na noite de 05 de maio, em São Paulo.

Classificador do Ano

Esta premiação da Illy acontece, pois, para reconhecer o esforço, bem como dedicação dos profissionais classificadores na busca constante por café de qualidade.

Dessa forma, a experiência de Luiz Evandro Ribeiro já lhe reservou muitas conquistas nesta premiação. Entre 1º, 2º e 3º lugares, ele já ocupou, no entanto, esse ranqueamento aproximadamente 15 vezes. 

“Ser campeão significa o resultado de um ano de dedicação e de muito trabalho junto aos cafés de nossos cooperados. É fundamentalmente importante conhecer as qualidades de um café especial espresso”, conta Ribeiro.

Além de uma placa, a premiação também ocorre em espécie no valor de R$ 7 mil.

Desafios

Para ganhar o título de Classificador do Ano, os desafios são constantes. “É preciso muita experiência para separar os melhores lotes nas provas de bebida, bem como na avaliação do aspecto, umidade e, assim, finalizando todas essas análises na xícara de espresso”, explica Ribeiro.

Dessa forma, ele também enaltece a importância da Cooxupé em sua trajetória e conquistas profissionais. “A cooperativa representa tudo, pois me oferece condições para atender aos nossos cooperados, sempre aprimorando todos os processos de classificação do café”, pondera.

Ele também destaca a agregação de valor – tanto no aspecto financeiro quanto no motivacional – aos profissionais classificadores e, especialmente, aos produtores de café.

“Assim como há a premiação ao Classificador há para os cooperados também, no caso o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade para Espresso, cuja 31ª edição tivemos campeões que são cooperados da Cooxupé. Tenho muito orgulho de ser colaborador dessa grande cooperativa”, conclui.