Covid-19 traz consequências para a indústria global do café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Covid-19 traz consequências para a indústria global do café

Covid-19 traz consequências para a indústria global do café

Estudo aponta que os efeitos socioeconômicos gerados pela pandemia causarão uma crise de produção na indústria cafeeira. Café sustenta mais de 100 milhões de habitantes

< 1 minuto de leitura

Os efeitos socioeconômicos da COVID-19 provavelmente causarão outra grave crise de produção na indústria do café, segundo estudo liderado pela Rutgers University.

A pesquisa publicada na revista  Proceedings of the National Academy of Sciences incluiu pesquisadores da University of Arizona, University of Hawaii em Hilo, CIRAD, Santa Clara University, Purdue University em West Lafayette e University Exeter. 

De acordo com o portal Revista Cafeicultura, o autor principal do estudo, Kevon Rhiney, disse que qualquer grande impacto na indústria global do café terá sérias implicações para milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo o mercado de varejo de café dos Estados Unidos.

Segundo a notícia, o café é uma das commodities agrícolas mais comercializadas no mundo. Esta cultura sustenta a vida de cerca de 100 milhões de pessoas, especialmente em países de baixa renda.

No entanto, o setor enfrenta muitos desafios como reformas institucionais, volatilidade dos preços de mercado, clima extremo e doenças e pragas de plantas.

Em 2020, a pandemia surgiu como uma nova ameaça para a indústria do café. Isto porque age como um possível gatilho para novas epidemias de ferrugem, a doença mais séria do cafeeiro do mundo. 

Os pesquisadores se basearam em estudos recentes sobre a doença fúngica, que afetou gravemente vários países da América Latina e do Caribe na última década.

Eles examinaram como os surtos anteriores foram associados a colheitas ruins e investimentos em plantações de café. Analisaram também os impactos do COVID-19 na força de trabalho, desemprego, pedidos de permanência em casa. Além disso, políticas de fronteira internacional podem afetar os investimentos.