Crescem exportações de café da Índia
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Crescem exportações de café da Índia

Crescem exportações de café da Índia

País asiático registrou 28% de crescimento contra variação entre 5% e 10% considerada normal no setor

2 minutos de leitura

A exportações de café da Índia cresceram com a retomada da demanda no segundo semestre de 2021. Nesse sentido a Índia superou os índices e registrou crescimento de 28% em suas transações de vendas para outros países do mundo. Os dados são do Coffee Board – Ministério do Comércio e Indústria do governo indiano.

Já o percentual considerado normal de elevação nas transações varia de 5% a 10%. É o que apresenta a matéria publicada pelo portal Café Point, com informações do Money Control.  

Além disso, dados do Coffee Board apontam ainda que as exportações em 2021 totalizaram 395.716 t. Isso quer dizer que movimentou US$ 950 mi e registrou o valor mais alto dos últimos dez anos. Em 2020, os números ficaram em 308.050 t e US$ 714 mi, respectivamente.

Demanda reprimida

Na entrevista para o Money Control, o presidente da Associação de Exportadores de Café, Ramesh Rajah, disse que acredita que o aumento considerável nas exportações foi em consequência da demanda reprimida nos últimos meses por conta da pandemia. “Todos os pedidos pendentes que estavam atrasados foram enviados”, afirmou Rajah.

O país asiático exporta 70% de sua produção total de grãos e os países europeus, liderados pela Itália, são os principais compradores.

Nos últimos meses de 2021 houve aumentos constantes dos preços globais do café. Tudo isso por conta da escassez do produto do Brasil – maior produtor mundial do grão.

De acordo com Rajah pode haver queda nos valores. “Espera-se uma safra melhor do Brasil este ano. Os embarques foram bons em janeiro, mas o susto da Ômicron (variante da Covid-19) desacelerou os embarques. Por outro lado, podemos não alcançar o crescimento do ano passado em 2022”, conclui o presidente da Associação de Exportadores de Café.

Por fim, a projeção do Coffe Board para 2021/2022 foi de uma produção de 348 mil t de grãos, 4% a mais que o ano anterior.