Derrubei café no teclado, e agora?
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Derrubei café no teclado, e agora?

Derrubei café no teclado, e agora?

Reportagem traz algumas dicas do que fazer para evitar problemas com o computador

2 minutos de leitura

Se tem uma bebida que combina com trabalho é o café. Durante o expediente, uma boa xícara ajuda na concentração, não é? O problema é que acidentes podem acontecer. E quando derramamos o café em cima do teclado? Lá vem, pois, a dor de cabeça!

Como esse é um problema mais comum do que se imagina, o Portal Zigmodo reuniu algumas dicas para evitar prejuízos ao computador em situações como essa. Confira as dicas:

Desligue o computador

Comece pelo básico. Em primeiro lugar, desligue o computador para reduzir ao máximo qualquer risco de danos ao equipamento. Então, no caso do notebook, desligue, retire da tomada e remova a bateria.

Já no caso do desktop, retire o cabo USB do computador ou retire as pilhas, caso o equipamento seja sem fio. Essa medida, à princípio, evita que ocorra um curto-circuito, queimando o dispositivo, além de evitar choques elétricos.

Limpe o equipamento

Na sequência, o indicado é limpar o equipamento para retirar toda a sujeira. Nesse sentido, para que a limpeza seja ideal, é necessário virar o teclado de cabeça para baixo e dar pequenas batidinhas, para retirar todo o líquido acumulado. E para ajudar, use um pano macio e que não solte fiapos, e faça movimentos suaves, para garantir que não saia mais nenhuma gota de café.

Seque o equipamento

Após a limpeza, use um secador de cabelo (na posição de ar frio) para ajudar a secar o dispositivo. Nessa etapa, mantenha uma distância de pelo menos 20 centrímetros do teclado.

Não ligue o dispositivo

Aqui está uma das etapas mais importantes de todo o processo. Pois, após a limpeza e secagem do equipamento, deixe o desktop ou o notebook desligado por, no mínimo, 24 horas.

Contudo, nesse meio tempo, deixe o teclado invertido (de cabeça para baixo) e, de preferência, dentro de um saco com arroz. Isso porque os grãos tem o poder de absorver a umidade que ainda resta no equipamento.

Outra dica importante é não expor o teclado ou demais componentes à luz solar, por riscos de danos irreversíveis.

Por último, se possível, desmonte o equipamento (caso tenha conhecimento de informática)

Por segurança, desmonte o notebook e o teclado para fazer uma limpeza minuciosa, retirando qualquer vestígio de açúcar ou outros resíduos da bebida. Assim, também, é possível evitar problemas futuros, que venham a reduzir a vida útil do aparelho.

Todavia, não sendo possível desmontar, leve a um técnico em informática que fará a desmontagem com segurança. Avaliando o equipamento, logo após.