Desvendando cinco mitos sobre o café: benefícios, consumo e dúvidas
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Desvendando cinco mitos sobre o café: benefícios, consumo e dúvidas

Desvendando cinco mitos sobre o café: benefícios, consumo e dúvidas

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás somente da água, mas que ainda desperta algumas dúvidas e mitos sobre seus benefícios e consumo

2 minutos de leitura

O café, segundo a Embrapa, é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água.

Mesmo ocupando o espaço na preferência da população e estando presente em diversos momentos ao longo do dia, o café ainda é alvo de diversos mitos e dúvidas sobre seus benefícios e as formas de consumo.

Para auxiliar no esclarecimento das dúvidas mais frequentes, seguem abaixo as questões mais comuns em relação à bebida preferida dos brasileiros:

1º) Café faz bem ao coração e ao cérebro? – Verdade

De acordo com pesquisas do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o café é rico em diversos nutrientes e ajuda em processos importantes no organismo como, por exemplo, no fortalecimento da saúde do coração, no desenvolvimento das funções cerebrais e aumenta o poder de remédios anestésicos no organismo.

2º) O café envelhece? – Mito

O café possui diversos nutrientes que ajudam a rejuvenescer a pele, inclusive, o seu óleo é muito utilizado na elaboração de produtos cosméticos. De acordo com a biomédica Macíria Bezerra Freira Portilho, em artigo publicado na Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, os óleos essenciais do café possuem ácidos graxos e linoléico, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes.

3º) Café é benéfico para pessoas com diabetes? – Verdade

O café está associado a uma menor incidência de diabetes mellitus tipo 2. De acordo com o endocrinologista Mateus Dornelles Severo, em artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes, o consumo regular do café ajuda a insulina produzida pelo pâncreas a funcionar melhor e leva à redução dos níveis de glicemia após as refeições e à prevenção da doença.

4º) O café vicia? – Mito

O café não provoca nenhum tipo de dependência do cérebro. A OMS (Organização Mundial de Saúde), inclusive, afirma que a utilização de cafeína não implica em consequências físicas e sociais, geralmente ligadas à dependência química. As pessoas que sugerem serem viciadas em café, apenas desenvolveram um hábito costumeiro e saudável em relação à bebida.

5º) O café contribui para a memória? – Verdade

A cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo, segundo estudo publicado pela revista Nature Neuroscience. A pesquisa, realizada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, comprovou que o cérebro apresenta um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consomem cafeína, ou seja, tomam café regularmente.