Desvende cinco mitos e verdades sobre o café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Desvende cinco mitos e verdades sobre o café

Desvende cinco mitos e verdades sobre o café

Criança pode tomar café? Café descafeinado traz benefícios para a saúde? O Hub do Café esclarece!

2 minutos de leitura

Tão popular quanto o consumo de café são os mitos que envolvem essa bebida preciosa, que faz parte do cotidiano do brasileiro.

A verdade é que o café tem sido alvo de muitos estudos ao longo das últimas décadas. O objetivo, assim, é apontar seus benefícios para a saúde e as melhores formas de consumo.

Isto porque para garantir que, além do inigualável prazer, preserve as propriedades desta bebida.  

Mitos e verdades sobre o café

O Hub do Café separou alguns dos principais mitos e verdades sobre o café que cercam o consumo da bebida no Brasil. Bem como traz as informações mais atuais para esclarecer. Confira:

Café descafeinado não preserva os benefícios da bebida para a saúde: MITO.

Como confirmou um estudo norte-americano publicado no Journal Annals of Internal Medicine, o café descafeinado também contém antioxidantes, como a niacina, e seus inúmeros benefícios para a saúde, como controle da diabetes.

Outra revelação importante é de uma pesquisa da Universidade de Southampton, no Reino Unido. O estudo confirma que beber café de qualquer tipo, incluindo o descafeinado, reduz o risco de problemas no fígado, como traz matéria especial da CNN.

Criança não pode tomar café: MITO.

De acordo com o nutricionista e mestre em Ciências da Saúde Raphael Leite (CRN: 43.455), a partir dos 5 anos de idade a criança pode tomar até 45mg de café por dia. Ou seja, ½ xícara.

Café emagrece: VERDADE.

Como informa reportagem da CNN, um estudo publicado na revista Scientific Reports mostrou que uma xícara de café por dia pode ajudar na perda de peso. Pois, estimula a gordura marrom, que queima calorias para gerar calor corporal.

Além disso, o nutricionista Raphael Leite destaca que o café tem o poder de estimular o sistema nervoso central. Assim, melhora a performance nos treinos e atividades físicas, ou seja, estimulando a perda de gordura. 

Café com limão emagrece: MITO.

São vários os benefícios tanto do café quanto do limão. Inclusive o sabor dos dois juntos. A ideia da combinação proliferou pela internet em 2021, mas não há relação direta com o emagrecimento, como esclarece essa matéria do Hub do Café

Café previne câncer: VERDADE.

Vários estudos revelam que o café ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer, incluindo mama e próstata como aponta pesquisa publicada na Annual Review of Nutrition, em 2017.

A significante quantidade de antioxidantes presente na bebida, além de cafeína, dos tocoferóis e dos compostos fenólicos, protege as células dos danos provocados pelos radicais livres. Também diminui a inflamação do organismo, os danos ao DNA e, portanto, incidência de câncer.

Confira mais informações na matéria da CNN Brasil.