Entenda qual a importância da análise das folhas do café
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Entenda qual a importância da análise das folhas do café

Entenda qual a importância da análise das folhas do café

Especialista da Cooxupé explica como a identificação das características das folhas do café ajuda nos resultados de produção

2 minutos de leitura

Entre os muitos processos de uma boa produção nas lavouras está a análise das folhas de café. Assim, o coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Eduardo Renê, explica qual a importância da identificação das características das folhas e como elas interferem nos resultados de produção.

“Os ramos da planta de café já estão desenvolvendo bem e, agora, está na hora certa de fazer a análise de folhas das lavouras”, explica.

Dessa forma, por meio da análise de folhas, Eduardo diz que é possível identificar, de forma mais precisa, quais nutrientes a planta precisa. E, assim, é possível fazer a nutrição equilibrada na lavoura.

“O que vai proporcionar maior produtividade e redução de custos, principalmente neste ano em que o preço dos fertilizantes subiu muito.”

Análise das folhas do café

A partir do resultado da análise, é possível definir os produtos mais adequados para a adubação foliar. Bem como a quantidade adequada para as próximas adubações de solo.

“Para não ocorrer interferência no resultado, é necessário aguardar pelo menos 30 dias de intervalo entre a adubação ou pulverização e a coleta das folhas.”

Assim, para ter um resultado correto e confiável, a amostra deve ser feita corretamente. Nesse sentido, deve se coletar o terceiro ou quarto par de folhas. Isso contando da ponta do ramo para o tronco, em ramos na altura média das plantas. “Deve coletar nos dois lados da planta, em 25 plantas por talhão, dando um total de 100 folhas. Importante coletar apenas folhas sadias.”

O especialista explica que é preciso colocar estas folhas em sacos de papel e enviar para o laboratório o mais rápido possível. “Se não conseguir enviar no mesmo dia, deve armazenar na geladeira, na parte menos fria.”

Resultados

Com a análise de folhas em mãos, o cooperado pode procurar o técnico que o atende. Assim, o técnico vai indicar os produtos mais adequados para cada talhão da propriedade, evitando o gasto com nutrientes desnecessários.

“Durante o mês de dezembro, a Cooxupé está com a campanha de análise foliar onde o cooperado tem 20 % de desconto e pode pagar em Setembro de 2022. Além da campanha, a Cooxupé está disponibilizando também o serviço de coleta de amostras de folha feito por um técnico treinado pra fazer a coleta da forma correta.”