Epamig inicia venda de sementes de café 
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Epamig inicia venda de sementes de café 

Epamig inicia venda de sementes de café 

Material, que é fruto de melhoramento genético, está disponível para a venda em três campos da empresa

2 minutos de leitura

Desenvolver cultivares de café com potencial de produtividade é, pois, uma qualidade desejável para qualquer produtor. Assim, diante dessa, que já é uma realidade em boa parte do país, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu início às vendas de sementes qualificadas para a formação de mudas.

Em 2022, de acordo com a empresa, os materiais estarão disponíveis – à pronta entrega – nos campos da Epamig nas cidades de Três Pontas, Patrocínio e São Sebastião do Paraíso. As informações são do portal Agrolink.

Legislação brasileira

Dessa forma, no Brasil, há uma legislação específica para produção e comercialização de sementes. O objetivo é, pois, garantir a identidade e qualidade do material de multiplicação.

No entanto, as cultivares devem estar cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Além disso, qualquer agente envolvido no processo, seja pessoa física ou jurídica, deve ter inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

Segundo a Epamig, as sementes melhoradas geneticamente atendem às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre as quais, estarem com germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.

De acordo com a pesquisadora da Epamig, Vanessa Figueiredo, o investimento na aquisição de sementes de café qualificadas é essencial para o aumento da produtividade. “Deve ser dada atenção especial ao plantio de mudas vigorosas, formadas a partir de sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. Outro ponto fundamental é a escolha da cultivar, com elevado potencial genético e adaptada às condições de cultivo”, explica.

A Epamig segue todas as normas vigentes e também é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

EpamigTrês Pontas

No Campo Experimental da Epamig de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, estão disponíveis sementes das cultivares Catuaí Amarelo IAC 62, Catuaí Vermelho IAC 99, Catuaí Vermelho IAC 144, Catiguá MG 2, MGS Aranãs, Topázio MG 1190 e Paraíso MG H 419-1.

Os interessados em adquirir material de alto valor genético devem entrar em contato por telefone pelos números (35) 3266-9010, (31) 3489-5060, ou pelo email [email protected].

Epamig – Patrocínio

Já no Campo Experimental da Epamig de Patrocínio, na região Oeste do estado, estão disponíveis sementes de café das cultivares Acaiá Cerrado MG 1474, Catiguá MG 2, Catuaí Amarelo IAC 62, Catuaí Vermelho IAC 144, Catuaí Vermelho IAC 99, Rubi MG 1192, Sarchimor MG 8840 e Topázio MG 1190.

Os interessados devem entrar em contato por telefone pelos números (34) 3831-1777, (31) 3489-5060, ou pelo email [email protected].

Epamig – São Sebastião do Paraíso

As sementes disponíveis no Campo Experimental da Epamig de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, são das cultivares Catuaí Vermelho IAC 99, Catuaí Vermelho IAC 144, Catuaí Amarelo IAC 62, Catiguá MG2, Mundo Novo IAC 379/19 e Paraíso MG H 419-1.

Os interessados devem entrar em contato por telefone pelos números (35) 3531-1496, (31) 3489-5060, ou pelo email [email protected].