Estudo aponta que café faz bem à digestão
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Estudo aponta que café faz bem à digestão

Estudo aponta que café faz bem à digestão

Publicada pela revista Nutrients, pesquisa também indica que a bebida pode combater doenças do fígado

< 1 minuto de leitura

Um novo estudo publicado na revista ‘Nutrients’ indica que o consumo de café pode estimular alguns processos digestivos. A pesquisa tem o apoio do Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC)

Além disso, o café tem efeito protetor contra cálculos biliares e doenças do fígado, como a pancreatite.

Café faz bem à digestão

A informação é do portal português Multinews. A matéria destaca ainda que o consumo moderado de café mostrou não ter efeito prejudicial sobre os vários órgãos do sistema digestivo. Isto de acordo com uma revisão de 194 publicações de pesquisa realizadas por Astrid Nehlig. Ela é diretora emérita de pesquisa do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM).

“Ao contrário de algumas suposições, o consumo de café não está ligado a problemas intestinais ou digestivos. Em alguns casos, o café tem um efeito protetor contra problemas digestivos comuns, como a prisão de ventre, embora sejam necessários dados adicionais para entender os efeitos do café em todo o trato digestivo, este é um ponto de partida extremamente encorajador”, afirmou Astrid Nehlig.

Além disso, continua a matéria do portal Multinews, descobriu-se que o café estimula a produção da gastrina e do ácido clorídrico, presentes no suco gástrico. Esses componentes são inestimáveis para ajudar a ‘quebrar’ os alimentos no estômago.

O café também impulsiona a produção de bílis, ligada à digestão, pois estimula a secreção da colecistocinina.

Outro benefício ao qual o café parece estar associado são as mudanças positivas na composição da microbiota intestinal, de acordo com os estudos revisados.

Quanto à motilidade do cólon – condução dos alimentos através do trato digestivo – os dados revistos sugeriram que o café pode estimulá-lo tanto quanto os cereais. Além disso, 60% mais do que um copo de água, auxiliando no alívio da prisão de ventre.