Estudo mostra que café faz bem ao coração
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Estudo mostra que café faz bem ao coração

Estudo mostra que café faz bem ao coração

Pesquisa feita na Itália mostra que consumo de três xícaras de café por dia está associado a uma redução de 10 a 16% no risco de incidência de doenças cardíacas e mortalidade

< 1 minuto de leitura

Um estudo recente feito na Itália mostra que o café faz bem ao coração. Assim, a revisão científica aprofundada de pesquisas recentes por uma equipe da Universidade de Nápoles Federico II analisou como o consumo –de baixo a moderado– de café, de vinho e de queijo  afeta as doenças cardiovasculares, e as descobertas continuam a apoiar o consumo moderado.

Segundo reportagem do portal Adega, Gabriele Riccardi, professor de endocrinologia e doenças metabólicas, liderou a pesquisa.

A Sociedade Europeia de Cardiologia publicou a revisão. À princípio, analisou vários estudos sobre a associação entre grupos de alimentos e incidências de doenças cardiovasculares. Desta forma, Riccardi utilizou o banco de dados PubMed. Além de estudos como o ensaio em larga escala “Prevención con Dieta Mediterránea”, para coletar dados.

Embora a revisão nutricional cobrisse os benefícios e riscos do consumo de diferentes quantidades de carnes, ovos, peixes, nozes, legumes, cereais, chocolate etc…, os resultados com vinho, queijo e café mostraram mais notáveis.

Café faz bem ao coração

Por analogia, o pesquisador descobriu que o consumo de três xícaras de café por dia está associado a uma redução de 10% a 16% no risco de incidência de doenças cardíacas e mortalidade.

Porém, a análise dose-resposta indica que a associação protetora desaparece para um consumo superior a cinco xícaras por dia.

Por fim, a revisão mostrou que duas taças de vinho por dia estão associadas a uma redução de risco máximo de 32% de doenças cardiovasculares. Isso em comparação com pessoas que não bebem álcool, mas qualquer coisa maior do que isso aumenta o risco.