Estudo mostra que o consumo de café ajuda a melhorar o humor
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Estudo mostra que o consumo de café ajuda a melhorar o humor

Estudo mostra que o consumo de café ajuda a melhorar o humor

Pesquisa feita na Europa mostrou os efeitos da bebida no humor durante o inverno

2 minutos de leitura

Um estudo realizado na Europa pelo Instituto de Informação Científica sobre o Café sugere que beber café ajuda a melhorar o humor. A reportagem é do jornal O Globo.

Os cientistas realizaram a pesquisa no inverno, período do ano no qual os dias ficam menores. E assim, demonstraram que mais de um quarto dos adultos em todo o continente europeu experimentam depressão (28%) e aumentam os sentimentos de tristeza (28%). Isso acontece conforme os dias passam a ter menos incidência do sol.

A pesquisa, com mais de 5 mil adultos no Reino Unido, Itália, Finlândia, Alemanha e Polônia também revelou que, à medida que as horas de luz do dia diminuem, os entrevistados ficam mais ansiosos (21%). E também têm mais dificuldade para se concentrar (24%), perdem a motivação para se exercitar (25%) e veem uma queda no desempenho esportivo (21%).

Café ajuda a melhorar o humor

Assim, durante os meses mais escuros e frios do ano, algumas pessoas podem sofrer de mau humor persistente. Bem como perda de prazer ou interesse nas atividades normais e falta de energia, comumente conhecido como Transtorno Afetivo Sazonal. O TAS geralmente se apresenta no outono e inverno, com remissão durante a primavera ou verão.

De acordo com pesquisas científicas, medidas de estilo de vida, como uma boa alimentação e exercícios regulares, ajudam na melhora do humor e do bem-estar.

O estudo também indica que a ingestão regular de café pode levar a uma melhora na função cognitiva e no humor. Além de diminuir o tempo de reação (agir prontamente quando necessário) e aumentar a vigilância (capacidade de se manter acordado).

Hábitos

Assim, a pesquisa também analisou os hábitos de consumo de café relacionados a dias mais curtos, com o estudo sugerindo que a principal motivação para beber café durante esse período era se sentir mais energizado (para 29% dos adultos); ajudar no estado de alerta ou concentração (21%); e melhorar seu humor e emoções (20%).

Por fim, outras pesquisas descobriram que, além de usar cafeína para se sentirem acordados, as pessoas a usam para os aspectos sociais do consumo, para melhorar a concentração; bem como aumentar a energia física e melhorar o humor.