Exportações de café do Brasil sobem em fevereiro
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Exportações de café do Brasil sobem em fevereiro pela 1ª vez em oito meses

Exportações de café do Brasil sobem em fevereiro pela 1ª vez em oito meses

A demora na recuperação dos volumes exportados ocorreu devido a problemas logísticos

2 minutos de leitura

As exportações de café verde do Brasil atingiram 208,5 mil toneladas (3,47 milhões de sacas de 60 kg) em fevereiro. A alta foi de 9,16% ante o mesmo mês de 2021. Isto representa o primeiro avanço no comparativo anual em oito meses, enquanto os embarques de trigo dispararam. Os dados são do governo federal publicados em reportagem no site do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), com fonte da Reuters.

Exportações de café

Segundo exportadores, a demora na recuperação dos volumes exportados ocorria devido a problemas logísticos. Como, por exemplo, falta de espaços nos navios, e menor oferta de grãos após uma safra baixa em 2021. Mas os preços, que subiram mais de 80% em fevereiro no comparativo anual, podem ter dado algum impulso. Em receitas, as vendas externas somaram 828 milhões de dólares, mais que o dobro do mesmo mês de 2021.

Junho havia sido o último mês em que as vendas externas tiveram alta. Isto porque o maior exportador global de café embarcou cerca de 3 milhões de sacas, ante 2,3 milhões de sacas no mesmo mês de 2020. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

No caso do trigo, os embarques realizados em fevereiro somaram 836,6 mil toneladas, contra 121,3 mil registrados um ano antes. Situação que reforçou o Brasil como tradicional importador.

Em receita, o resultado obtido pelo cereal foi ainda mais expressivo. Subiu de 23,96 milhões de dólares em fevereiro de 2021 para 246,5 milhões de dólares no mês passado.

O Brasil tem ampliado as exportações de trigo desde o final do ano passado. Em dezembro já havia embarques volumosos programados para janeiro e fevereiro. Isto, pois, devido à colheita de uma safra recorde em 2021 e o câmbio favorável impulsionando os negócios.

O cereal exportado pelo Brasil é utilizado, em geral, para produção de farinha para biscoito ou para ração animal. Os principais compradores são países da África e da Ásia.

Soja

As exportações de soja mais que dobraram em fevereiro. Passaram para 6,27 milhões de toneladas, ante 2,64 milhões um ano antes, apesar de uma quebra de safra causada pela seca na Região Sul.

De acordo com a Secex, as vendas externas de carne bovina também foram destaque e somaram 159,1 mil toneladas no mês passado, contra 102,2 mil em fevereiro do ano anterior.

Já como destaque negativo está o minério de ferro, com 19,2 milhões de toneladas exportadas em fevereiro, ante 23,9 milhões no segundo mês de 2021, mostraram os dados.