Famílias cooperadas demonstram a força do cooperativismo em 2021
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
card
Presidente da Cooxupé

Famílias cooperadas demonstram a força do cooperativismo em 2021

Os bons resultados conquistados pela Cooxupé são atribuídos ao importante papel exercido pelos nossos cooperados

O ano de 2021 chegou ao fim. Na visão da Diretoria Executiva da Cooxupé nossos associados mostraram como a força do cooperativismo refletiu em bons resultados e conquistas.

Isto porque nosso cooperado está cada vez mais integrado, participativo e fiel. Assim, trilha juntamente com a cooperativa um caminho de maior desenvolvimento, sucesso e evolução.

Pandemia

Por outro lado, nossa maior conquista foi a preservação da saúde dos nossos cooperados e colaboradores ao longo da pandemia. Assim, conseguimos atravessar esse período com relativo sucesso.

Cooperativismo

Destacamos também outros resultados relevantes que a cooperativa obteve, mesmo diante de uma colheita menor.

Os cooperados foram fantásticos na condução de seus compromissos, pois eles entenderam como funciona a cooperativa, o negócio e agiram com muita maturidade e fidelidade.

Assim, a participação aumentou, mesmo com as mudanças ocorridas no mercado. Entregar o café de cada um ajuda a construir cenários de futuro melhor para as próximas gerações.

Recebimento e Exportação de café

É muito oportuno dizer que o nosso cooperado está entendendo o que esperamos dele.

Isto reflete nos números em relação à participação. O recebimento ficou dentro do esperado, bem como a exportação é um pouco da consequência.

Quando temos safra alta em um ano como 2020, por exemplo, o número tende a ser grande no ano seguinte. Assim, os resultados chegaram em 2021 também.

Por outro lado, é fundamental dizer que tivemos os transtornos de logística marítima, da falta de contêineres e do aumento dos custos.

Distribuição histórica

Na Assembleia Geral Ordinária que realizamos em 2021, nossas famílias cooperadas viveram a maior distribuição histórica da cooperativa. A mudança de patamar de preço foi um dos motivos para este bom resultado.

A Cooxupé é um espelho do que acontece dentro das propriedades dos cooperados. Se há boa rentabilidade, este cenário se reflete.

Quando assumimos nossa gestão, trabalhamos a proposta de aproximação com o cooperado. Que as famílias associadas se sentissem mais próximas da cooperativa. Esse trabalho é contínuo e vem refletindo no aumento da participação dos produtores na Cooxupé.

Cooperativismo e Sustentabilidade

Também compartilhamos com muita satisfação que a Cooxupé foi ranqueada entre as cooperativas como a 1ª do Brasil em ESG. 

ESG é o que a cooperativa pratica ao longo da história dela, sempre buscando e evoluindo.

Devemos muito isso aos nossos colaboradores que fazem com que os cooperados estejam sempre na vanguarda frente a esses processos.

O Brasil contribui demasiadamente com o mundo no quesito de sustentabilidade. Na questão social há ainda muito por se fazer, mas no ambiental somos exemplo.

Na Cooxupé, nosso trabalho em equipe e nossa governança certamente contribuíram para este ranking. Aqui a sustentabilidade é cultural e acontece com naturalidade.

Café Especial

Nosso cooperado entendeu que é possível produzir café especial. Compreendeu os processos a serem feitos no pós-colheita e que há condições para melhorar a safra dele.

O Especialíssimo está comprovando este cenário a cada edição. O prêmio do nosso programa é uma atração a mais, mas o principal é conseguirmos comercializar a safra do nosso produtor por um preço melhor com qualidade maior.

Investimentos

Em 2021 não paramos os investimentos e todos estão em consonância com o nosso planejamento estratégico.

Ampliamos estruturas em São Pedro da União e em Patrocínio; estamos construindo mais silos no Complexo Japy; e entendemos que os investimentos na área de tecnologia devem ser contínuos.

Às vezes encontramos alguns gargalos como, por exemplo, receber uma safra menor. Isto impacta o planejamento estratégico e requer adequações.

Mas, sempre estamos muito atentos para levar bem-estar aos nossos colaboradores e cooperados, de acordo com a participação do associado.

Pois, quando o cooperado é fiel conseguimos levar melhorias a ele. É um processo contínuo e organizado.