Folhagem queimada por geada pode ajudar na proteção dos cafeeiros
Previsão do Tempo
close
Previsão do Tempo
Folhagem queimada por geada pode ajudar na proteção dos cafeeiros

Folhagem queimada por geada pode ajudar na proteção dos cafeeiros

Conclusão foi tomada após estudos feitos na Fazenda Experimental de Franca-SP; decisão sobre a poda também deve ser tomada após análise

2 minutos de leitura

Uma análise publicada na Folha Procafé, do Cafépoint, mostrou que a folhagem de cafeeiros, mesmo quando já atingida e queimada pela geada, deve ser mantida ao máximo pelo produtor. Isto porque, a folhagem ajuda na proteção das plantas do efeito de possíveis novos eventos climáticos de frio extremo.

Assim, observações e avaliações feitas em cafeeiros na Fazenda Experimental de Franca-SP mostram que a folhagem queimada tem maior capacidade de irradiação de calor. Ou seja, se ela ficar nas lavouras, pode proteger dos efeitos de novas geadas.

Proteção dos cafeeiros

Segundo o artigo de José Braz Matiello, foram 30 medições realizadas no mesmo momento, em tarde de sol. Elas indicaram a temperatura de 28,1ºC na folhagem verde, contra 32ºC na queimada. Assim, com a eliminação dessa proteção nas podas, as partes mais internas da planta, como os ramos e o tronco, ficam mais vulneráveis ao frio.

Colheita

O estudo também constatou o efeito da colheita mecanizada em plantas atingidas por geada.

“Na área colhida, em lavoura com geada severa, verificou-se, depois da passagem da colhedora, uma desfolha quase total dos cafeeiros”, diz o artigo.

Ou seja, houve exposição da parte mais interna da ramagem lateral e também do tronco das plantas, com efeito semelhante ao que se provocaria com uma poda.

Por outro lado, quando a colhedeira passou em área de geada leve ou moderada, a derrubada da folhagem queimada evidenciou a folhagem verde. Mostrando assim, que, nesses casos, não seria preciso podar as plantas.

Tempo para a poda

Assim, constatou-se que, quanto menos se remove a proteção da folhagem/ramagem atingida por geada, menor vai ser o risco de danos por outras geadas em seguida.

Por fim, quando a colhedeira derruba as folhas secas, pode-se determinar melhor o tipo de poda. “Então, reforça a recomendação da espera para, então, tomar a decisão quanto à poda”, diz o artigo.